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FUVEST Vestibular 2003 Prova - Segunda Fase - Língua Portuguesa

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FUVEST 2003 L ngua Portuguesa Segunda Fase 05/01/2003 Q.01 BR. Contribuindo para o cinema brasileiro rodar cada vez melhor. A Petrobras Distribuidora sempre investiu na cultura do Pa s e acreditou no potencial do cinema brasileiro. E a Mostra BR de Cinema um exemplo disso. Sucesso de p blico e cr tica, hoje a Mostra j est na sua 26 edi o e sua qualidade reconhecida por cineastas do mundo todo. E voc tem um papel muito importante nesta hist ria: toda vez que abastecer em um Posto BR estar contribuindo tamb m para o cinema brasileiro rodar cada vez mais. (Adaptado do Cat logo da 26 Mostra BR de Cinema out/2002) Considerando os elementos visuais e verbais que constituem este an ncio, identifique no texto a) a palavra que estabelece de modo mais eficaz uma rela o entre patrocinado e patrocinador. Justifique sua resposta. b) duas poss veis leituras da frase E voc tem um papel muito importante nesta hist ria. Q.02 Conta-me Cla dio Mello e Souza. Estando em um caf de Lisboa a conversar com dois amigos brasileiros, foram eles interrompidos pelo gar om, que perguntou, intrigado: (*) Que raio de l ngua essa que est o a a falar, que eu percebo tudo? ______________________ (*) percebo = compreendo (Rubem Braga) a) A gra a da fala do gar om reside num paradoxo. Destaque dessa fala as express es que constituem esse paradoxo. Justifique. b) Transponha a fala do gar om para o discurso indireto. Comece com: O gar om lhes perguntou, intrigado, que raio de l ngua.... Q.03 Responda ao que se pede: a) Noticiando o lan amento de um dicion rio de filmes brasileiros, um jornal fez o seguinte coment rio a prop sito do filme Aluga-se mo as , de 1981: O t tulo traz um dos maiores erros ortogr ficos j vistos no cinema brasileiro. O t tulo correto do longa seria Alugam-se mo as . O coment rio e a corre o feitos pelo jornal s o justific veis do ponto de vista gramatical? Por qu ? b) Ao lado de um caixa eletr nico de um grande banco, pode ser lido o seguinte aviso: Em caso de d vida, somente aceite ajuda de funcion rio do banco. Reescreva a frase, posicionando adequadamente o termo sublinhado, de modo a eliminar a ambig idade nela existente. Q.04 D cadas atr s, vozes bem afinadas cantavam no r dio esta singela quadrinha de propaganda: As rosas desabrocham Com a luz do sol, E a beleza das mulheres Com o creme Rugol. Os versos nunca fizeram inveja a Cam es, mas eram bonitinhos. E sabe-se l quantas senhoras n o foram atr s do creme Rugol para se sentirem novinhas em folha, rosas resplandecentes. (Quintino Miranda) a) Reescreva o primeiro par grafo do texto, substituindo D cadas atr s por Ainda hoje e transpondo a forma verbal para a voz passiva. Fa a as adapta es necess rias. b) Que express es da quadrinha justificam o emprego de novinhas em folha e de resplandecentes, no coment rio feito pelo autor do texto? Q.05 Leia as seguintes frases: I A globaliza o pode ser negativa se a internacionaliza o econ mica beneficiar uns gra as explora o de outros. II Educa o, sa de, saneamento b sico, rede el trica, telecomunica es e transporte s o bens que, gra as globaliza o, atingem um n mero maior de indiv duos. a) Em qual das frases seria mais adequado o emprego da locu o assinalada, caso fosse levado em conta o significado do substantivo gra as? Justifique sua resposta. b) Reescreva os trechos gra as explora o e gra as globaliza o , substituindo a locu o sublinhada por outra equivalente quanto ao sentido. Procure usar uma locu o diferente para cada trecho. Q.06 A tua saudade corta como a o de navaia... O cora o fica aflito Bate uma, a outra faia... E os io se enche d gua Que at a vista se atrapaia, ai, ai... (Fragmento de Cuitelinho , can o folcl rica) a) Nos dois primeiros versos h uma compara o. Reconstrua esses versos numa frase iniciada por Assim como (...) , preservando os elementos comparados e o sentido da compara o. b) Se a forma do verbo atrapalhar estivesse flexionada de acordo com a norma-padr o, haveria preju zo para o efeito de sonoridade explorado no final do ltimo verso? Por qu ? Q.07 Oh! Maldito o primeiro que, no mundo, Nas ondas vela p s em seco lenho! Digno da eterna pena do Profundo, Se justa a justa Lei que sigo e tenho! Nunca ju zo algum, alto e profundo, Nem c tara sonora ou vivo engenho, Te d por isso fama nem mem ria, Mas contigo se acabe o nome e a gl ria. (Cam es, Os Lus adas) a) Considerando este trecho da fala do velho do Restelo no contexto da obra a que pertence, explique os dois primeiros versos, esclarecendo o motivo da maldi o que, neles, lan ada. b) Nos quatro ltimos versos, est implicada uma determinada concep o da fun o da arte. Identifique essa concep o, explicando-a brevemente. Q.08 Eu condenara a arte pela arte, o romantismo, a arte sensual e idealista e apresentara a id ia de uma restaura o liter ria, pela arte moral, pelo Realismo, pela arte experimental e racional . (E a de Queir s) Neste texto, E a de Queir s explicita os princ pios est ticos que iria p r em pr tica no romance O primo Bas lio e em outras de suas obras, opondo nitidamente os elementos que ele condena aos elementos que ele aprova. a) Em O primo Bas lio, qual a principal manifesta o dessa condena o do romantismo e da arte sensual e idealista ? Explique sucintamente. b) Nesse mesmo romance, como se realiza o projeto de praticar uma arte experimental e racional ? Q.09 Paci ncia, manos! n o! n o vou na Europa n o. Sou americano e meu lugar na Am rica. A civiliza o europ ia decerto esculhamba a inteireza do nosso car ter. (M rio de Andrade, Macuna ma) a) A op o pela Am rica, afirmada nesta fala de Macuna ma, coerente com a escolha por ele realizada na ocasi o em que n o se casou com uma das filhas de Vei, a Sol? Justifique resumidamente sua resposta. b) Pelo fato de ser dita por Macuna ma, a frase A civiliza o europ ia decerto esculhamba a inteireza do nosso car ter adquire sentido ir nico. Por qu ? Q.10 A imagem abaixo foi criada por Lu s Jardim, para ilustrar o conto Famigerado , de Primeiras est rias. Considerando as rela es entre a imagem e o conto que ela ilustra, responda ao que se pede. a) Quem s o as personagens representadas na ilustra o? Como est figurada, na imagem, a rela o entre essas personagens? Explique sucintamente. b) Que elemento da narrativa est representado pelo grande ponto de interroga o? REDA O Leia atentamente os tr s textos abaixo. Texto I Est no dicion rio Houaiss: auto-estima s.f. qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, conseq entemente, confian a em seus atos e julgamentos. A defini o do dicion rio parece limitar-se ao mbito do indiv duo, mas a palavra autoestima j h algum tempo associada a uma necessidade coletiva. Por exemplo: n s, brasileiros, precisamos fortalecer nossa auto-estima. Neste caso, a satisfa o com nosso modo de ser, como povo, nos levaria confian a em nossos atos e julgamentos. Mas talvez seja o caso de perguntar: n o s o os nossos atos e julgamentos que acabam por fortalecer ou enfraquecer nossa autoestima, como indiv duos ou como povo? Texto II Est o num poema de Drummond, da d cada de vinte, os versos: E a gente viajando na p tria sente saudades da p tria. (...) Aqui ao menos a gente sabe que tudo uma canalha s . Texto III Est num artigo do jornalista Zuenir Ventura, de dois anos atr s: De um pa s em crise e cheio de mazelas, onde, segundo o IBGE, quase um quarto da popula o ganha R$ 4 por dia, o que se esperaria? Que fosse a morada de um povo infeliz, c tico e pessimista, n o? N o. Por incr vel que pare a, n o. Os brasileiros n o s consideram seu pa s um lugar bom e timo para viver, como est o otimistas em rela o a seu futuro e acreditam que ele se transformar numa superpot ncia econ mica em cinco anos. Pelo menos essa a conclus o de um levantamento sobre a utopia brasileira realizado pelo Datafolha. Com o apoio dos tr s textos apresentados, escreva uma disserta o em prosa, na qual voc dever discutir manifesta es concretas de afirma o ou de nega o da auto-estima entre os brasileiros. Apresente argumentos que d em sustenta o ao ponto de vista que voc adotou. RASCUNHO ESTE CADERNO CONT M 10 (DEZ) QUEST ES MAIS O TEMA DA REDA O. VERIFIQUE SE EST COMPLETO. DURA O DA PROVA: 4 (QUATRO) HORAS.

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