Popular ▼   ResFinder  

UEL Vestibular de 2011 - PROVAS DA 2º FASE : Artes e História

22 páginas, 40 perguntas, 0 perguntas com respostas, 0 respostas total,    0    0
vestibular
  
+Fave Message
 Página Inicial > vestibular > UEL (Universidade Estadual de Londrina) >

Instantly get Model Answers to questions on this ResPaper. Try now!
NEW ResPaper Exclusive!

Formatting page ...

O gabarito o cial provis rio estar dispon vel no endere o eletr nico www.cops.uel.br a partir das 20 horas do dia 6 de dezembro de 2010. ARTES 1 Leia o texto a seguir. Indubitavelmente, a eclos o da bossa-nova revolucionou o ambiente musical no Brasil: nunca antes um acontecimento ocorrido no mbito de nossa m sica popular trouxera tal acirramento de controv rsias e pol micas, motivando mesas redondas, artigos, reportagens e entrevistas, mobilizando en m os meios de divulga o mais variados. (BRITO, B. R. Bossa Nova. In: CAMPOS, A. de. Balan o da Bossa. S o Paulo: Perspectiva, 1978. p. 17.) Em rela o ao posicionamento est tico assumido pelos m sicos da bossa-nova, considere as a rmativas a seguir. I. Respeito s realiza es dos compositores e dos cantores do passado. II. Reconhecimento de que o g nero surgiu por for a de muta es ocorridas no seio da m sica popular brasileira tradicional. III. Reconhecimento da hegemonia de um determinado par metro musical sobre os demais. IV. Abandono da m sica popular nacional com o intuito de alcan ar valores universais. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 2 Leia o texto a seguir e atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as a rmativas. A rela o entre a m sica e a juventude uma constru o hist rica. A partir da d cada de 1970 essa rela o adquiriu maior visibilidade tanto pela expans o quanto pela diversi ca o de estilos. S o os punks nas suas diversas varia es, como o trash, o hardcore, o anarco-punk. S o os darks, o heavy metal, o reggae. nessa esteira que podemos situar o hip hop e o funk. (DAYRELL, J. O rap e o funk na socializa o da juventude. S o Paulo: Educa o e Pesquisa. v. 28, n. 1, 2002.) () () () () () Mixando os mais variados estilos da black music, o rap cria um som pr prio, pesado e arrastado, reduzido ao m nimo, no qual s o utilizados apenas bateria, scratch e voz. Tanto os g neros musicais rap e funk quanto os seus processos de produ o continuam is sua origem, tendo como base as batidas, a utiliza o de instrumentos de sopro e a pr tica de apropria o musical. O movimento hip hop tem sua loso a pr pria, colocando-se como um contraponto mis ria, s drogas, ao crime e viol ncia, bem como buscando interpretar a realidade. O funk e o rap s o herdeiros diretos do soul trilha sonora dos movimentos civis americanos da d cada de 1960. O hip hop composto pelos seguintes elementos: MC (abreviatura de Master of Ceremony ) o cantor do Rap; DJ (abreviatura de Disc Jockey ) o instrumentista do hip hop; e Break (que signi ca quebra ) a dan a do hip hop. Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequ ncia correta. a) F, V, F, V, e F. b) V, V, F, V, e V. c) F, V, V, F, e V. d) V, F, V, V e F. e) F, V, V, V, e F. 1 / 20 3 A m sica do Brasil tem por base o am lgama dos elementos mel dicos procedentes de Portugal, a r tmica pr pria de diversas regi es da frica e ainda a contribui o amer ndia. Com base nos conhecimentos sobre m sica brasileira, considere as a rmativas a seguir. I. Bumba-meu-boi uma festa cujo instrumento musical caracter stico tocado por mulheres que executam ritmos e cantam melodias transmitidas pela tradi o oral. II. A contribui o dos negros para a m sica brasileira consistiu na r tmica heterog nea, na gama caracter stica, nas cad ncias mel dicas e na variedade instrumental. III. O timbre anasalado do canto, alguns instrumentos e algumas dan as s o re exos marcantes da cultura ind gena na m sica brasileira. IV. O elemento b sico que forneceu orienta o e estrutura o m sica do Brasil foi o portugu s, com seu sistema harm nico tonal e a incorpora o de diversos instrumentos europeus. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 4 O texto a seguir parte da entrevista intitulada Desprezo com caipira tentativa de negar ra zes , concedida pelo professor-doutor Romildo Sant Anna, da Unesp de Rio Preto (SP) e do curso de Jornalismo da Unimar de Mar lia (SP). Para o professor, assim como as modas caipiras, a m sica sertaneja tamb m retrata a realidade do povo e n o deve ser desprezada. DEBATE - H alguma semelhan a de conte do entre a m sica sertaneja e a m sica caipira? Romildo - A grande caracter stica contida nas letras das m sicas caipiras que elas re etem a falta da terra, falta de uma coisa fundamental que o s mbolo da m e. Assim como ela, a m sica sertaneja tamb m mostra a falta de alguma coisa. sempre a m e, a mulher que foi embora, que se casou com outro, a diferen a social, um que pobre outro rico, en m, o desencontro amoroso. Dessa maneira a mulher, tamb m m e e criadora, substituiu a m e terra cantada na m sica caipira. claro que isso tem um car ter mais banal. a banaliza o da pr pria falta de educa o formal no Brasil, no sentido de se ter maiores aprofundamentos los cos. A m sica caipira fala de valores muito antigos, j a sertaneja re ete valores mais ordin rios, coisas mais passageiras desse mundo sem ra zes. H essa diferen a, mas n o podemos ter preconceitos em rela o a nenhum dos dois g neros, j que ambos re etem uma realidade da qual o povo a grande v tima. A popula o que consome a m sica sertaneja n o culpada. (Adaptado de: Dispon vel em: <http://www2.uol.com.br/debate/13-37/caad/cadernod01a.htm>. Acesso em: 23 out. 2010.) De acordo com o entrevistado, assinale a alternativa correta. a) A m sica sertaneja avan a em qualidade t cnica e elabora temas mais so sticados, tornando-se, assim, culturalmente superior m sica caipira. b) A m sica caipira tem fundamento na emo o do homem simples mediante sua falta de op o amorosa no campo e seu anseio por viver na cidade. c) A m sica caipira, diferentemente da m sica sertaneja, feita para analfabetos, por isso revela humildade e simplicidade em suas letras e na composi o. d) A m sica sertaneja torna banal o tema da sensibilidade do homem da terra, uma vez que, em suas letras, quase sempre remete ao universo afetivo-sexual. e) Hoje em dia, a classe m dia dos grandes centros urbanos prefere a m sica sertaneja por representar melhor a vida do homem na cidade e fazer esquecer as dores. 2 / 20 5 A m sica brasileira das d cadas de 1920 e 1930 buscava uma identidade nacional. Heitor Villa-Lobos se rmou como o mais representativo criador daquele per odo. Sobre Villa-Lobos, considere as a rmativas a seguir. I. Acreditava que o canto coletivo nas escolas seria o ponto inicial para a forma o de uma consci ncia musical brasileira. II. Sua participa o na Semana de 1922 foi aclamada pelo p blico presente no Teatro Municipal de S o Paulo. III. Participou das excurs es art sticas em caravana com diversos m sicos pelo interior do pa s. IV. Suas composi es identi cavam-se com as mais diversas manifesta es da m sica nacionalista norte-americana. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 6 Observe a imagem a seguir. (Henri Matisse, A dan a, 260 x 390 cm, leo s/ tela, 1910.) Com base na pintura de Matisse e nos conhecimentos sobre as vanguardas europeias, considere as a rmativas a seguir. I. Matisse utiliza o equil brio entre a cor e o tra o; a aparente simplicidade reitera certo lirismo da pintura. II. Os trabalhos de Matisse fazem parte de um contexto caracterizado por experimenta es para transcender a natureza. III. A pintura faz parte de um momento da pesquisa art stica de Matisse em que buscava uma r gida estrutura o formal em suas composi es. IV. Nessa imagem, Matisse expressou sentimentos dram ticos, tais como a solid o, a morte e o abandono, notados nos elementos compositivos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 3 / 20 7 Leia o texto a seguir, intitulado Minha pincelada n o tem sistema , que foi extra do de uma carta de um pintor p s-impressionista a mile Bernard, em 1888. No momento, estou absorvido pela ora o das rvores frut feras, r seos pessegueiros, pereiras amarelo e branco. Minha pincelada n o tem qualquer sistema. Eu ataco a tela com toques irregulares do pincel, que deixo como saem. Empastes, pontos da tela que cam descobertos, aqui e ali peda os absolutamente inacabados, repeti es, brutalidades; em suma, estou inclinado a pensar que o resultado demasiado intranquilizante e irritante para que isso n o fa a a felicidade dessas pessoas que t m ideias preconcebidas xas sobre a t cnica. [...] Trabalhando diretamente no local, procuro xar no desenho o que essencial mais tarde, encho os espa os delimitados pelos contornos expressos ou n o, mas de qualquer modo, sentidos com tons que tamb m s o simpli cados, no sentido de que tudo o que vai ser solo ter o mesmo tom parecido com o violeta, que todo c u ter um tom de azul, que a vegeta o verde ser verde-azulada, ou verde-amarelada, exagerando deliberadamente os amarelos e azuis neste caso. (CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. 2 . ed. S o Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 28.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre pintura moderna, identi que a autoria da carta. a) Paul C zanne, que foi conhecido pelo emprego da cor e da pincelada uida em seus trabalhos. b) Matisse, que, a princ pio, foi chamado de fauvista (besta selvagem) e, posteriormente, aclamado como defensor da tradi o cl ssica na pintura francesa. c) Pablo Picasso, que privilegiou a aplica o simb lica das cores, em oposi o a qualquer naturalismo. d) Paul Gauguin, cujo trabalho introduziu distor es formais e altera es de perspectiva em benef cio da composi o ou para ressaltar o peso dos objetos. e) Vincent van Gogh, que se interessou pelas rela es de for a, como atra o, tens o e repuls o, no uso das cores. 8 Observe os desenhos a seguir. (CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. 2 . ed. S o Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 135.) Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre a Arte Moderna, considere as a rmativas a seguir. I. A preocupa o com a representa o ideal do personagem condiz com os pressupostos cl ssicos da arte. II. Nota-se a repeti o de um mesmo tema em busca do aperfei oamento t cnico do desenho de gura humana. III. Apesar do mesmo motivo, cada desenho revela uma aparente liberdade no tra o e na elabora o. IV. Embora com diferentes elementos, cada desenho deixa evidente a descri o do mesmo homem. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as a rmativas I e II s o corretas. Somente as a rmativas I e IV s o corretas. Somente as a rmativas III e IV s o corretas. Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 4 / 20 9 Com base nos conhecimentos sobre Arte Conceitual, considere as a rmativas a seguir. I. Os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano, foram importantes precedentes para a Arte Conceitual. II. A Arte Conceitual se preocupava em materializar processos decorrentes de uma ideia e utilizava, muitas vezes, suportes transit rios e reprodut veis. III. Inicialmente os objetos tidos como Arte Conceitual tiveram como principal canal de distribui o grandes museus e galerias. IV. Os artistas passaram a exigir maior intera o e participa o do p blico, que deixava de ser apenas um expectador para interagir com as obras. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 10 Observe as imagens a seguir. Imagem 2 Imagem 1 A partir do trabalho de Pollock, artista norte-americano da d cada de 1950, poss vel pensarmos a pintura a partir de outras rela es, que n o somente as formais, contidas no plano pict rico, como: I. O plano inclinado que gera intera es formais inexplic veis. II. O corpo que percebe os caminhos percorridos pela tinta. III. O corpo com rela o superf cie pintada, fruto de uma a o. IV. O movimento e o tempo, registrados nas camadas que se sucedem. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 5 / 20 11 Relacione as obras a seus autores, conforme a sequ ncia em que s o apresentadas. 1- Cabe a de mulher, 1910, escultura. 2- Objetos gr cos, 1967, gra te e letraset sobre papel arroz em placas de acr lico. 4- A Fonte, 1917, objeto. 3- Pochoir Woman, 1930, t cnica mista. Assinale a alternativa correta. a) 1-Duchamp; 2-Brancusi; 3-Mira Schendel; 4-Picasso. b) 1-Mira Schendel; 2-Picasso; 3-Brancusi; 4-Duchamp. c) 1-Picasso; 2-Duchamp; 3-Brancusi; 4-Mira Schendel. d) 1-Brancusi; 2-Mira Schendel; 3-Picasso; 4-Duchamp. e) 1-Duchamp; 2-Picasso; 3-Mira Schendel; 4-Brancusi. 6 / 20 12 Leia o texto e observe as imagens a seguir. Valentim se apropria da iconogra a religiosa africana para construir um vocabul rio visual pr prio: poesia desvendada na geometria do sagrado. A composi o agrupa signos religiosos com elementos desenhados em organiza o sim trica. [...] Faz do seu gra smo um dialeto pessoal, por m olha para as tend ncias internacionais da arte como o suprematismo de Malevitch, o abstracionismo geom trico de Kandinsky, ao mesmo tempo em que fortalece a sua arte com ra zes nacionais. Apesar do forte apelo popular presente em sua obra, Valentim n o um artista ing nuo. Com consci ncia t cnica, pesquisa os efeitos crom ticos, a composi o geom trica, estuda materiais e, dessa forma, articula os elementos m gicos da cultura afro-brasileira em suas cria es. (Rubem Valentim: geometria sagrada / Instituto Arte na Escola; autoria de Solange Utuari ; coordena o de Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque. S o Paulo: Instituto Arte na Escola, 2006.)(DVDteca Arte na Escola - Material educativo para professor-propositor; 37.) Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4 Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Arte Contempor nea brasileira, correto a rmar que correspondem aos trabalhos de Rubem Valentim somente as imagens: a) 1 e 2. b) 1 e 4. c) 3 e 4. d) 1, 2 e 3. e) 2, 3 e 4. 7 / 20 Observe as imagens a seguir, da artista contempor nea brasileira Regina Silveira, e responda s quest es 13 e 14. Imagem 2 Imagem 1 Imagem 3 Imagem 4 13 Com rela o ao repert rio da artista, poss vel a rmar que ela lida com imagens de natureza a) inconsciente, recorrendo ao acaso at que se chegue ao resultado que interessa sua investiga o. b) art stica, pois opera nesse meio restrito que a arte, que se remete a ele pr prio o tempo todo. c) campestre, pois, embora os centros urbanos tenham se desenvolvido, a arte opera em v rias inst ncias e aborda circunst ncias diversas. d) n o gurativa, sendo evidente que sua investiga o aborda os sentidos da percep o em rela o n o ao que presenciamos, mas ao que percebemos. e) quotidiana, manipulando in meras vezes imagens fotogr cas encontradas em revistas e na internet. 14 Na imagem 4, a artista atualiza um importante princ pio formal, surgido no Renascimento e considerado na tradicional pintura europeia at a modernidade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente tal princ pio. a) Perspectiva. b) Luz e sombra. c) Geometria. d) Movimento. e) Simetria. 8 / 20 15 Leia o texto e observe a imagem a seguir. Em 31 de maio deste ano, morreu a artista franco-americana Louise Bougeois. Em seu vasto trabalho, pontuado por met foras da condi o da mulher, destaca-se a presen a amea adora de aranhas gigantescas, uma delas parte do acervo do Museu de Arte Moderna (MAM), em S o Paulo. (Louise Bourgeois. Aranha, escultura em a o 1996.) Com base no texto e na imagem, correto a rmar: I. A presen a da mulher, trabalhadora servil e silenciosa, tem sua for a a rmada no perigo representado pelas aranhas. II. A rela o entre o objeto e o espa o indica a cr tica que a artista faz postura da mulher em cargos importantes na sociedade. III. A condi o feminina na contemporaneidade discutida por v rios artistas, sendo uma das importantes quest es da Arte Contempor nea. IV. A artista prop e uma retomada da escultura gurativa na contemporaneidade, o que reitera a a o das feministas da d cada de 1960. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as a rmativas I e II s o corretas. Somente as a rmativas I e III s o corretas. Somente as a rmativas III e IV s o corretas. Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 16 O trabalho do artista Vik Muniz cou famoso ao gurar na abertura de uma telenovela de uma das maiores emissoras do Brasil. (Atalanta, 2006, fotogra a, pintura com macarr o e molho sobre o prato.) (Hippomenes ap s Guido Reni, 2006, fotogra a (pintura com lixo).) Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre Arte Contempor nea, considere as a rmativas a seguir. I. Os trabalhos podem ser classi cados como Arte P vera, movimento italiano que aborda a quest o da efemeridade. II. O artista faz parte de um grupo que defende a retomada dos temas mitol gicos para a arte. III. A ressigni ca o de obras de arte consagradas pelo tempo frequente na Arte Contempor nea. IV. A incorpora o de materiais e suportes n o convencionais um dos pressupostos da Arte Contempor nea. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as a rmativas I e II s o corretas. Somente as a rmativas I e IV s o corretas. Somente as a rmativas III e IV s o corretas. Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 9 / 20 17 Observe as imagens a seguir. Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Assinale a alternativa que apresenta conceitos da Arte Pop que se relacionam com as imagens. a) Comunica-se diretamente com o p blico por meio de s mbolos retirados da cultura de massa e da vida cotidiana. b) Seus trabalhos apresentam um n mero limitado de cores e privilegiam formas simples, repetidas simetricamente. c) Procura estudar as possibilidades est ticas de formas simples a partir de estruturas bi ou tridimensionais. d) Defende o absurdo, a incoer ncia, a desordem e o caos como protesto contra uma civiliza o capitalista. e) Seus trabalhos s o o resultado de um processo laborioso que se constitui de sucessivas camadas pict ricas. 18 Observe as imagens a seguir. (Henrique Oliveira. A origem do terceiro mundo, 2010 (Ernesto Neto, Human ides, 2001, tule de lycra, bolas de isopor, Dimen- Instala o site-speci c. Madeira; PVC; outros. Dimens es vari veis.) s es vari veis.) Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o Movimento Neoconcreto e sobre a Arte Contempor nea, considere as a rmativas a seguir. I. Num mundo impregnado pela experi ncia virtual, tais trabalhos promovem a interatividade f sica, herdeiros dos ensinamentos de Lygia Clark e H lio Oiticica. II. A intera o do sujeito com o objeto art stico um dos princ pios da Arte Contempor nea que se efetivou com os trabalhos de Tomie Ohtake. III. A presen a do sujeito a interagir com a obra altera sua percep o e rela o com o mundo, conforme a t nica do Movimento Neoconcreto. IV. A aridez dos materiais usados contribui para acentuar o aspecto industrial, umas das t nicas do Movimento Neoconcreto brasileiro. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 10 / 20 19 Sobre a imagem ao lado, correto a rmar: a) Segue os princ pios da Op Arte no Brasil, que se utilizava de formas geom tricas b sicas. b) Problematiza quest es da f sica, mote das investiga es de H lio Oiticica na d cada de 1960. c) Insere-se no conjunto de obras da artista que se relacionam com os ideais da Semana de Arte Moderna de 1922. d) Marca uma ruptura com os ideais do abstracionismo informal escult rico, defendidos por artistas do Grupo Santa Helena. e) Faz refer ncia a conceitos desenvolvidos por C zanne, que prop s o entendimento da natureza a partir da esfera, do cilindro e do cone. (Regina Silveira, A Li o, madeira, vinil e pintura automotiva, 2002.) 20 Observe as imagens a seguir. (Adriana Paiva. Os G meos - Foto preto-e-branca , pintura sobre tela. ) (TARSILA Oper rios, 1933. leo sobre tela, 150 x 205 cm.) Em rela o ao que h em comum entre as duas obras, considere as a rmativas a seguir. I. A disposi o das guras em diversos planos representa a cr tica ao crescimento desordenado da popula o. II. Cr tica ao crescimento descontrolado da popula o em determinadas regi es, j detectado na d cada de 1930. III. O car ter bidimensional ressaltado pela fatura da obra, que dispensa efeitos de claro-escuro e da perspectiva tradicional. IV. Registro do movimento e do crescimento das cidades e presen a de diferentes tipos humanos que habitam o mesmo espa o. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 11 / 20 HIST RIA 21 Com base nos conhecimentos sobre Roma Antiga, no chamado Alto Imp rio, considere as a rmativas a seguir. I. A aus ncia das conspira es palacianas, impostas pela guarda pretoriana, garantiu a continuidade dos imperadores eleitos pela c mara alta do senado. II. Com a descentraliza o do poder imperial pela participa o ativa da plebe nas assembleias republicanas, ocorreu uma altera o na estrutura produtiva socioecon mica. III. O poder autocr tico do imperador, apoiando-se no ex rcito, paci cou as disputas internas nas prov ncias, melhorando as arrecada es tribut rias. IV. A organiza o pol tica foi dividida entre a ordem equestre, representante dos interesses mercantis, a ordem senatorial, dos patr cios, e a ordem plebeia. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 22 Leia o texto a seguir. Os camponeses que viviam nessas terras j n o eram homens livres [...]. Eles pertenciam terra que o rei tinha atribu do a um senhor ou s terras que um nobre j possu a. [...] Esses camponeses eram chamados servos . N o eram considerados cidad os do reino. Nem tinham direito de se deslocar conforme quisessem, nem de decidir se estavam ou n o dispostos a cultivar. [...] Esses homens sem liberdade n o eram exatamente escravos, pois pertenciam terra, que por sua vez pertencia ao rei, mesmo que ele a cedesse a um nobre. O nobre ou pr ncipe n o tinha direito de vend -los nem de mat -los, ao contr rio do que acontecia com os donos de escravos de antes. Fora isso, tinha direito de exigir deles o que quisesse. Sempre que ordenasse, os servos tinham de cultivar suas terras e trabalhar para ele. Eram obrigados a lhe fornecer regularmente p o e carne para sua alimenta o, pois o nobre n o trabalhava no campo. No m ximo ia ca a, quando tinha vontade. O dom nio que o rei lhe cedera, chamado feudo , era sua propriedade, e ele a transmitia ao lho por heran a, a n o ser que cometesse faltas graves para com o rei. Em troca do feudo, o senhor se comprometia com o rei a custear a forma o de um ex rcito com seus camponeses e outros senhores e a lutar pelo rei quando houvesse guerra. Ora, guerras havia com freq ncia. (GOMBRICH, E. H. Breve hist ria do mundo. S o Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 160-161.) De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a sociedade feudal europeia, correto a rmar: a) A institui o do feudalismo estimulou a forma o de um mercado de compra e venda de terras, constituindo-se embri o da atual propriedade privada fundi ria. b) A Igreja de Roma resistiu forma o dos feudos, devido sua op o preferencial pelos pobres, cando segregada do sistema feudal. c) As cidades europeias desapareceram a partir do s culo XI, no per odo de crise da produ o feudal, porque o com rcio foi extinto. d) Os Estados medievais constitu ram estruturas poderosas e complexas, com ex rcito regulares, cunhagem centralizada da moeda e sistema jur dico baseado no Direito Romano. e) As terras senhoriais eram compostas pelas reservas senhoriais, trabalhadas pelos servos, pelas terras destinadas subsist ncia dos servos e pelas terras coletivas, para o uso de todos. 12 / 20 23 Com base no mapa ao lado e nos conhecimentos sobre a forma o dos Estados e a expans o comercial e colonial europeia, considere as a rmativas a seguir. I. O mapa posterior expans o, pois nele consta um esbo o dos limites pertencentes Am rica Portuguesa e Espanhola. II. O Papado estabeleceu a divis o do mundo entre reis cat licos, na condi o de a Igreja de Roma manter o dom nio espiritual sobre os povos. III. O Tratado de Tordesilhas pode ser considerado um dos primeiros acordos diplom ticos selados na Cristandade para delimitar dom nios pol ticos. IV. Os demais pa ses atl nticos na Europa respeitaram o dom nio dos mares pelos ib ricos at o imperialismo oitocentista. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. (Dispon vel em: <www.historianet.com.br> Acesso em: 20 e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. out. 2010.) 24 Leia o texto a seguir. Tenha-se como certo e rme, pois a rmam-no autores sapient ssimos, que justo e natural que homens prudentes, ntegros e humanos dominem sobre os que n o o s o. [...] Sendo assim, [...] com perfeito direito os espanh is dominam sobre os b rbaros do Novo Mundo [...], os quais em prud ncia, engenho, toda virtude e humanidade s o superados pelos espanh is como [...] macacos por homens. (SEP LVEDA, J. G. As justas causas de guerra contra os ndios. In: SUESS, P. (Coord.). A conquista espiritual da Am rica Espanhola. Petr polis: Vozes, 1992. p. 531.) Com base no texto, que foi escrito em 1547, e nos conhecimentos sobre o tema, correto a rmar: a) A superioridade moral espanhola, fundada no cristianismo e nos valores capitalistas, como a busca pelo lucro, fez com que a coloniza o da Am rica fosse um sucesso do ponto de vista humano, tendo promovido a civiliza o do ndio e a prosperidade social. b) Os ndios, por sua liberdade natural, deveriam ser aceitos em seu estado ed nico, portanto n o deveriam ser condenados a expiar em cativeiro os pecados da idolatria, do paganismo, do incesto, da feiti aria, do canibalismo e da antropofagia. c) Os europeus, devido inferioridade de sua cultura, necessitavam absorver os fundamentos t cnicos dos nativos sobre o ambiente americano, para posteriormente domin -los e transform -los em consumidores dos produtos industrializados espanh is. d) A coloniza o espanhola no Novo Mundo era leg tima, pois, baseada na escraviza o do ind gena, promoveu a civiliza o europeia, ao popularizar o consumo de produtos tropicais como o a car, o caf e o fumo, al m de fornecer grande quantidade de m o de obra para a industrializa o. e) O discurso atrav s do qual se justi cava a conquista e a submiss o dos povos era baseado na convic o da superioridade natural da cultura europeia, que se manifestaria no uso de roupas, na cren a em uma divindade nica e no casamento monog mico. 13 / 20 25 Durante o Renascimento houve uma revolu o tecnol gica fundamental em m quinas e equipamentos cujo impacto para o progresso das ci ncias equipara-se ao advento da internet no nal do s culo XX. Essa revolu o se deveu a) imprensa dos tipos m veis que agilizou a troca de ideias e a divulga o de inventos. b) s Reformas religiosas, a partir das quais as pessoas deixaram de ser crentes e m sticas. c) expans o mar tima, cujos lucros contribu ram para o desenvolvimento cient co e comercial aut nomo das col nias. d) ao Moderno Estado Europeu, que priorizou as reas exatas e tecnol gicas nas universidades. e) ao interc mbio de informa es entre as civiliza es europeia, chinesa e isl mica. 26 Leia o texto a seguir. Quando Cort s apodera-se do M xico e Pizarro, do Peru, os dois conquistadores realizaram um empreendimento militar de conquista. Mas a coloniza o espanhola n o se limitou a esse epis dio [...] foi tamb m uma gigantesca tentativa de apropria o dos seres e das coisas da Am rica [...]. Trata-se daquilo que chamei a ocidentaliza o do Novo Mundo. [...] Mas esse imenso empreendimento [...] s podia se realizar com o concurso ativo dos ind genas. [...] Nessa pol tica de ocidentaliza o [...] as elites ind genas tinham um papel essencial a desempenhar. Situadas entre os milh es de ndios e os poucos milhares de invasores espanh is, elas serviram em toda parte de intermedi rios obrigat rios entre o novo poder e as massas vencidas. (GRUZINSKI, S. O renascimento amer ndio. In NOVAES, A. ( Org.). A outra margem do ocidente. S o Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 283-285.) De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a conquista e a coloniza o da Am rica, correto a rmar: a) A coloniza o espanhola dependeu fundamentalmente da superioridade militar e quantitativa dos ex rcitos de ocupa o em toda a Am rica para garantir a extra o da prata e a produ o agr cola de exporta o. b) Os antigos senhores ind genas foram ocidentalizados e incorporados administra o colonial espanhola, nela permanecendo, ao longo de s culos, como intermedi rios entre os conquistadores e a popula o local. c) Os colonos espanh is conseguiram estabelecer seu dom nio com o apoio da Igreja e seus mission rios que, reunindo os ndios nas miss es e redu es, forneciam m o de obra escravizada e domesticada para os empreendimentos mercantis coloniais. d) A produ o agr cola foi o principal objetivo dos conquistadores, cujo sucesso foi garantido na medida em que os ind genas aceitaram os espanh is como senhores naturais e, voluntariamente, a eles se submeteram. e) A constru o de um espa o colonial na Am rica espanhola foi fruto da revolu o empreendida pelas massas ind genas que, cristianizadas, recha aram seus antigos senhores, pois o dom nio espanhol era muito mais pac co e benigno. 27 Os pensadores cientistas e l sofos da poca moderna fomentaram a cren a no progresso humano e cient co contra a supersti o e a sociedade aristocr tica, portanto a) as revolu es burguesas n o conseguiram derrubar a hegemonia da Igreja na pesquisa cient ca e tecnol gica. b) legaram uma metodologia que viabilizou os dogmas religiosos da Igreja Positivista, refer ncia do mundo contempor neo. c) o s culo XIX foi marcado pelo cienti cismo gra as s transforma es mentais desencadeadas pelo pensamento racional. d) desencadearam o materialismo, construindo a sociedade de consumo de bens para compensar a aus ncia de refer ncias crist s. e) adotaram as pr ticas econ micas coletivistas, com vistas a fundar o socialismo cient co nos moldes da racionalidade tecnol gica. 14 / 20 28 A Constitui o Imperial de 1824 estabeleceu a divis o dos poderes em Legislativo, Executivo, Judici rio e Moderador. O poder Moderador era exercido pelo imperador e tinha car ter centralizador. Pode-se a rmar que o poder Moderador a) impediu o imperador de nomear membros vital cios do Conselho de Estado. b) garantiu independ ncia e autonomia aos magistrados do poder Judici rio. c) o cializou ao Legislativo o exerc cio de controlar o Estado. d) garantiu prerrogativas para o imperador controlar a pol tica do pa s. e) garantiu ao Executivo a suspens o dos atos imperiais. 29 Leia o texto a seguir. Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imenso Portugal Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imp rio colonial (Adaptado: GUERRA, R. ; HOLLANDA, C. B. Calabar - o elogio da trai o. Rio de Janeiro: Civiliza o Brasileira, 1985.) Este refr o musical da pe a teatral Calabar caracteriza a pol tica colonial qual o Brasil esteve submetido enquanto foi col nia de Portugal. Com base nos conhecimentos sobre a pol tica colonial portuguesa no Brasil, considere as a rmativas a seguir. I. Estimulou a industrializa o tendo em vista contribuir para que a metr pole concorresse com suas rivais industrializadas. II. Foi rigorosa no cumprimento da exclusividade do com rcio da metr pole com a col nia. III. Articulou a produ o para a metr pole e o desenvolvimento de um mercado interno voltado para a subsist ncia do sistema. IV. Atribuiu autonomia economia colonial em rela o ao mercado externo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 30 Sobre a crise colonial e os movimentos pelas independ ncias dos territ rios americanos colonizados pelos espanh is e portugueses, correto a rmar: a) No caso da Am rica hisp nica, o movimento revolucion rio que culminou com as independ ncias latino-americanas constituiu-se num empreendimento pol tico levado a cabo pela coroa espanhola e tamb m pelos camponeses e ndios. b) A rela o com as respectivas metr poles desagradava a elite crioula cafeeira, pois esta consolidava o fortalecimento do com rcio com outras na es interessadas neste produto; assim, o vigor econ mico destas rela es comerciais interferiu nas taxa es impostas pela metr pole. c) A col nia de Portugal, denominada Brasil, referendou seu processo de independ ncia adotando o Regime Republicano. A partir desse marco, a Princesa Isabel assinou a lei que libertou os escravos, permitindo que a sociedade se constitu sse a partir dos princ pios liberais. d) Os movimentos emancipacionistas das col nias espanholas e da portuguesa re etiram na pol tica mundial, inaugurando uma etapa de livre com rcio com as demais na es, o que dinamizou a economia hispano e luso-americana. e) No in cio do s culo XIX, a Espanha vivenciava um processo de decad ncia interna. Essa debilidade e seus re exos, tanto na metr pole quanto nas col nias, contribu ram para que os movimentos independentistas ocorressem. 15 / 20 31 No Brasil, as atividades econ micas iniciaram-se sob o signo da grande propriedade e da grande lavoura. A primeira forma de divis o das terras al m-mar deu-se em forma de capitanias, que se constitu ram em grandes extens es de terras entregues a senhores, dotados de poderes absolutos sobre as pessoas e as coisas ali encontradas. As unidades de produ o foram organizadas em latif ndios para a produ o regular e em grande escala do mais lucrativo produto que era a cana-de-a car. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as a rmativas a seguir. I. A passagem da produ o de cana-de-a car para a de caf favoreceu os donos de pequenas propriedades e tamb m os escravos libertos, pois, com o aumento da demanda deste novo produto, o governo brasileiro intensi cou a contrata o de imigrantes europeus. II. Para a organiza o do processo de produ o no Brasil colonial, deu-se prefer ncia m o de obra escrava e n o livre, porque esta ltima, com a abund ncia de terra, poderia encontrar um meio para a sua sobreviv ncia. III. Com a emancipa o dos escravos, os latifundi rios brasileiros caram em situa o bastante complicada, uma vez que os libertos conquistaram seu pr prio espa o para sustentar-se, diminuindo a oferta de m o de obra para trabalhar nas fazendas de cana-de-a car. IV. Como m o de obra, necess ria em grande quantidade para trabalhar nas propriedades, os latifundi rios utilizaram o trabalho compuls rio africano. Esses trabalhadores, trazidos para o Brasil nos denominados navios negreiros , eram aqui comercializados como mercadorias. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 32 Leia o texto a seguir. No Brasil, costumam dizer que para o escravo s o necess rios tr s PPP, a saber, pau, p o e pano. [...] O certo que, se o senhor se houver com os escravos como pai, dando-lhes o necess rio para o sustento e vestido, e algum descanso no trabalho, se poder tamb m depois haver como senhor, e n o estranhar o, sendo convencidos das culpas que cometerem, de receberem com miseric rdia o justo e merecido castigo [...]. Ver que os senhores t m cuidado de dar alguma coisa de sobejos da mesa aos seus lhos pequenos causa de que os escravos os sirvam de boa vontade e se alegrem de lhes multiplicar servos e servas. (ANDREONI, J. A. Cultura e opul ncia do Brasil por suas drogas e minas. In: RIBEIRO, D.; NETO, C. de A. M. A funda o do Brasil. 2. ed. Petr polis: Vozes, 1992. p. 348-349.) De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema, correto a rmar: a) A obra de Andreoni tinha como p blico-alvo os escravos africanos, visando convenc -los de que contribuir para a coloniza o do Brasil traria bons resultados para todos, melhor tratamento para eles e lucros para os senhores plantadores de a car. b) Andreoni, inspirado no humanismo iluminista, considerava a escraviza o dos africanos injusta e, n o vendo a possibilidade de aboli-la de imediato, recomendava aos senhores um melhor tratamento para seus servos de modo a aprimorar a civiliza o brasileira. c) Percebendo que o excesso de castigos in igidos pelos senhores aos escravos reduzia o plantel nacional de m o de obra, Andreoni recomendava um melhor tratamento visando reprodu o de trabalhadores em cativeiro, uma vez que o tr co africano fora abolido devido s press es inglesas. d) Nesta obra de orienta o para os senhores escravistas, Andreoni intencionava instru -los no que considerava o melhor modo de obter bons resultados do trabalho escravo, inclusive sua reprodu o em cativeiro, visando ampli car os lucros mercantis. e) Devido grande rebeli o escrava ocorrida no m do s culo XVI em S o Domingos, Andreoni recomendava um melhor tratamento aos escravos, visando manter o Brasil longe das tentativas revolucion rias que objetivavam a implanta o da Rep blica e a aboli o do trabalho escravo. 16 / 20 33 Leia o texto a seguir. A Revolu o Cubana foi um dos processos hist ricos decisivos para o destino das na es latino-americanas na d cada de 60 e nas seguintes, bem como para a condu o adotada pelo imperialismo no tratamento das quest es envolvendo o subcontinente. Tendo sido conduzida por um grupo que n o tinha, em princ pio, o objetivo de uma transforma o rumo ao socialismo, o processo revolucion rio, na medida em que desencadeou uma s rie de reformas muito profundas, paulatinamente afastou-se dos grupos dominantes locais e dos interesses norte-americanos presentes na Ilha. (GUAZZELLI, C. B. Hist ria Contempor nea da Am rica Latina: 1960-1990. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1993. p. 14.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema impasses sociais do s culo XX: guerras e revolu es , considere as a rmativas a seguir. I. Ap s a instaura o do socialismo em Cuba, suas rela es com os Estados Unidos deterioraram-se, culminando com o embargo norte-americano ao com rcio com esse pa s e com a malograda tentativa de invas o da ilha. II. A Revolu o Cubana signi cou um novo alento para os movimentos sociais latino-americanos, e, nas pr ticas e a es, a d cada de 60 cou marcada pelo sentimento de possibilidades que este movimento causou na Am rica Latina. III. Fidel Castro, ao assumir o poder em Cuba, tomou como princ pio e pr tica pol tica o programa elaborado pelo grupo que o apoiou no per odo revolucion rio, denominado Alian a para o Progresso , e as ideias ali contidas foram cruciais para o desenvolvimento cubano. IV. O rompimento de Cuba com o imperialismo norte-americano teve como consequ ncia, nas d cadas de 60 e 70, o apoio dos EUA garantia da autonomia e consolida o da democracia plena nas diversas na es hispano e luso-americanas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 34 Dilma Rousseff a primeira mulher a ser eleita Presidente da Rep blica no Brasil. Nos ltimos 50 anos, outras mulheres j ocuparam ou ocupam as lideran as pol ticas de suas na es, como Margareth Tatcher, na Inglaterra, Angela Merkel, na Alemanha, Cristina Kirchner, na Argentina, Golda Meir, em Israel, e Benazir Butho, no Paquist o. Sobre a condi o feminina contempor nea, correto a rmar: I. A Revolu o Industrial, nos s culos XVIII e XIX, concedeu s mulheres, simultaneamente, o direito ao trabalho e ao voto, colocando-as em igualdade de condi es com os homens. II. A Revolu o Sexual das d cadas de 1960-1970 estimulou a xa o da mulher no lar, proporcionando mais tempo para os cuidados com a fam lia e o casamento. III. Embora ocupem cargos de lideran a pol tica em v rios pa ses, as mulheres ainda constituem minoria entre os grupos dirigentes pol ticos e econ micos em todo o mundo. IV. Existe at hoje uma divis o sexual do trabalho, na qual as mulheres ganham sal rios menores que os homens, executando as mesmas fun es e cargos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 17 / 20 35 Leia o texto a seguir. Desde os prim rdios da coloniza o portuguesa, o desenvolvimento da escravid o ind gena enquanto institui o minimamente est vel foi limitado por diversos obst culos. (Adaptado de: MONTEIRO, J. Negros da terra: ndios e bandeirantes nas origens de S o Paulo. S o Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 130.) Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses obst culos enfrentados pelos portugueses para implantar a escravid o ind gena na col nia. a) A resist ncia dos pr prios ndios escraviza o. b) O fato de os ndios n o se adaptarem ao sedentarismo da agricultura. c) A pregui a natural do ndio, que o tornava incapacitado para o trabalho. d) As a es dos bandeirantes, que protegiam os ndios da escravid o. e) A baixa produtividade do trabalho ind gena. 36 A primeira Revolu o Industrial caracterizou-se por realizar profundas mudan as socioecon micas, entre as quais se destacam: I. A expuls o do homem do campo e de sua vida comunit ria, lan ando-o no anonimato das cidades industriais. II. O fomento da educa o escolar dos trabalhadores, pois a tecnologia requeria conhecimento para lidar com as m quinas. III. O estabelecimento de jornadas de trabalho de at 16 horas e do trabalho infantil, desencadeando desemprego entre os homens. IV. A diminui o ao m nimo do uso da m o de obra devido produ o eletr nica, que permitiu ao trabalhador mais tempo de lazer. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 37 Sobre os movimentos sociais e pol ticos na Am rica Latina, no s culo XX, correto a rmar: a) A crise mundial do capitalismo, a partir de 1929, p s m s experi ncias latino-americanas de interfer ncia plena do Estado na economia, substituindo os governos dirigidos pelas classes m dias por grupos olig rquicos que recuperaram as economias nacionais por meio de pr ticas liberais de Estado m nimo . b) O populismo latino-americano constituiu-se em pr ticas pol ticas, dirigidas pelos partidos comunistas dessas na es, pautadas nas doutrinas de revolu o socialista, visando chegar ditadura do proletariado por interm dio da mobiliza o popular para a derrubada dos governos eleitos pela democracia burguesa. c) Nas d cadas de 1960 e 1970, ap s con itos entre os movimentos que defendiam transforma es mais radicais na sociedade e grupos pol ticos conservadores, ocorreram golpes de Estado na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, resultando na instaura o de ditaduras militares. d) O Plano Condor foi uma proposta de desenvolvimento econ mico para os pa ses latino-americanos, nanciado pelos Estados Unidos, o qual estimulou a constru o de infraestrutura social, como escolas, hospitais e conjuntos habitacionais, nos pa ses mais carentes do continente. e) Ap s o colapso do socialismo na Europa, a Am rica do Sul, na d cada de 1990, converteu-se no ltimo foco de resist ncia ao capitalismo neoliberal. Os pa ses que mais se destacaram na resist ncia de esquerda, elegendo pol ticos socialistas para o governo, foram o Chile, a Argentina e o Peru. 18 / 20 38 Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideologia e o sistema econ mico alternativos ao capitalismo que, no s culo passado, con guraram o mundo bipolar: a) Democracia pluripartid ria e economia de mercado liberal. b) Estado autocr tico e belicoso com economia escravagista. c) Estado do Bem-Estar social com interven o na economia. d) Anarquismo, extin o do Estado e economia de trocas. e) Ditadura do proletariado e economia plani cada socialista. 39 Sobre os movimentos sociais contempor neos no Brasil, correto a rmar: a) A Campanha do Petr leo, a partir do nal da d cada de 1940, que visava defender a sua produ o no Brasil, por capitais nacionais e/ou pelo Estado brasileiro, culminou com a cria o da Petrobr s, em 1953. b) A Marcha da Fam lia com Deus pela Liberdade foi um movimento de resist ncia ditadura militar de 1964, unindo a Igreja Cat lica e os partidos de esquerda brasileiros em uma grande frente pol tica. c) As Ligas Camponesas se opuseram radicaliza o no campo, procurando realizar a reforma agr ria por meio da concilia o entre os grandes propriet rios rurais, os camponeses sem terra e o governo militar. d) Entre as a es do movimento sindicalista liderado por Lu s In cio da Silva (Lula), no ABC paulista, no nal da d cada de 1970, estavam os assaltos a bancos e a luta armada contra os patr es e o governo militar. e) O movimento Queremista , que defendia o afastamento de Get lio Vargas da Presid ncia da Rep blica, foi apoiado pelas for as armadas e pelas organiza es de trabalhadores urbanos e rurais. 40 Com rela o aos temas globaliza o, neoliberalismo, quest o ambiental e sociedade do conhecimento, relacione os acontecimentos hist ricos da primeira coluna com as informa es correspondentes a estes na segunda coluna. (I) (II) (III) (IV) (V) Yuppies Maio de 1968 Beatniks Primavera de Praga Guerra nas Estrelas (A) (B) (C) (D) (E) Cr tica ao socialismo Armamentismo Movimento estudantil Individualismo neoliberal Poetas her ticos Assinale a alternativa que cont m a associa o correta. a) I-A, II-D, III-B, IV-C e V-E. b) I-B, II-E, III-A, IV-D e V-C. c) I-C, II-B, III-D, IV-E e V-A. d) I-D, II-C, III-E, IV-A e V-B. e) I-E, II-A, III-C, IV-B e V-D. 19 / 20 02. ARTES E HIST RIA GABARITO Quest o 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Alternativa correta A D E D B A E C D C D B E A B C A B E C C E D E A B C D B E B D A C A B C E A D 20 / 20 Assinalada

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

 

  Print intermediate debugging step

Show debugging info


 

Additional Info : PROVA DA 2ª FASE - 06/12/2010
Tags : uel vestibular, uel vestibular de inverno, uel vestibular 2011, uel vestibular provas, provas da uel, provas da uel resolvidas, gabarito e provas do uel, vestibular brasil, vestibular provas, provas de vestibular com gabarito, vestibular provas anteriores, vestibular Gabaritos, provas de vestibular, vestibular provas e gabaritos, provas resolvidas, enem, fuvest, unicamp, unesp, ufrj, ufsc, espm sp, cefet sp, enade, ETECs, ita, fgv-rj, mackenzie, puc-rj, puc minas, uel, uem, uerj, ufv, pucsp, ufg, pucrs  

© 2010 - 2025 ResPaper. Terms of ServiceFale Conosco Advertise with us

 

vestibular chat