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UEL Vestibular de 2010 - PROVAS DA 2º FASE : Artes e História

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O gabarito o cial provis rio estar dispon vel no endere o eletr nico www.cops.uel.br a partir das 20 horas do dia 7 de dezembro de 2009. ARTES 1 Observe a imagem a seguir: (DA VINCI, L., Cinco Cabe as Grotescas, 1490. Pena e tinta, 261 x 206 cm. Windsor, Castelo de Windsor.) No Renascimento, arte, ci ncia e vida cotidiana guardam estreita rela o. Nesse sentido, Leonardo da Vinci considerado um dos mais representativos artistas deste per odo, uma vez que ele I. concebe a arte como representa o de universos imateriais e simb licos. II. substitui os temas religiosos comuns na pintura medieval por temas laicos. III. acredita no valor da experimenta o e da observa o met dica da natureza. IV. entende a pintura como uma ci ncia, que utiliza a matem tica e a geometria. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. Observe a imagem a seguir e responda s quest es 2 e 3: (ENSOR, J., Intriga, 1890. 0,90 x 1,50 cm. Museu Real de Artes, Antu rpia.) 1 / 19 2 Com base na imagem do pintor expressionista James Ensor e nos conhecimentos sobre o Expressionismo, assinale a alternativa correta. a) A pintura expressionista trabalha com partes de uma mesma imagem, recompondo-as e utilizando-as ao mesmo tempo, a m de criar v rias perspectivas e dar a impress o de que um objeto pode ser visto ao mesmo tempo sob todos os ngulos. b) Pintando diretamente sobre a tela branca, utilizando somente cores puras justapostas em vez de mistur -las previamente na paleta, os pintores expressionistas buscavam obter a vibra o da luz; pesquisavam os cambiantes efeitos da luz na atmosfera e nos objetos a m de x -los na tela. c) A proposta do Expressionismo de que a arte ua livremente a partir do inconsciente, da livre associa o, com a incorpora o de elementos il gicos do sonho, da fantasia, sem se submeter a qualquer teoria vigente e a nenhuma l gica. d) O expressionista inclinado a deformar a realidade de modo cruel, caricatural, muitas vezes hil rio; o exagero, a distor o e a dramaticidade das formas, linhas e cores revelam uma atitude emocional do artista. e) O movimento expressionista prop e a constru o de valores burgueses, utilizando-se do lirismo para a rmar conceitos da sociedade; suas manifesta es s o intencionalmente ordenadas e objetivam conquistar a cr tica. 3 Leia o texto a seguir: Poder amos empregar a palavra moderno de forma bastante vaga para signi car do presente , ou o que atual. Nesse sentido informal, ela se refere ao que contempor neo e de nida por sua diferen a em rela o ao passado. [...] Arte moderna n o signi ca necessariamente o mesmo que arte do per odo moderno , pois nem toda a arte produzida nesse per odo julgada moderna considera-se que s certos tipos de arte fazem jus ao t tulo. (FRANSCINA, F. (et alii) Modernidade e Modernismo: A pintura francesa do S culo XIX. S o Paulo: Cosac & Naif, 1998. p. 7.) Com base no texto, na imagem anterior e nos conhecimentos acerca das caracter sticas formais da pintura europ ia da segunda metade do s culo XIX, assinale a alternativa que cont m informa es sobre um tipo de pintura que, segundo o texto, faz jus ao t tulo de moderna. a) b) c) d) e) Nas pinturas desse per odo nota-se o clima buc lico em pinceladas quase impercept veis. uma pintura que valoriza, sobretudo, os detalhes faciais com certa precis o no tratamento da superf cie. Al m de ser do presente, o moderno signi ca, a ordem dos valores pict ricos segundo os padr es de beleza. uma pintura acad mica, com ideais cl ssicos de beleza e simetria, conforme estabelecido na Gr cia. As pinturas desse per odo lidam com imagens contempor neas, cujos limites das pinceladas n o s o de nidos. 4 Observe a imagem a seguir: ([...], violino, 62 x 47 cm, 1912.) 2 / 19 Assinale a alternativa que cont m, respectivamente, o autor da imagem e a t cnica empregada. a) Francis Picabia; pap is colados e tinta leo sobre papel. b) Marcel Duchamp; tecidos colados e gra te sobre papel. c) Pablo Picasso; pap is colados e carv o sobre papel. d) Jackson Pollock; pap is colados e carv o sobre tecido. e) Richard Serra; jornais colados e tinta acr lica sobre papel. 5 Leia o texto a seguir Dizem a meu respeito: Algu m me disse que eu n o via as mulheres tal como as representava, ao que respondi Se encontrasse alguma assim na rua, fugiria apavorado. Antes de mais nada, n o crio uma mulher, fa o um quadro . (MATISSE, H. Escritos e re ex es sobre a arte, 2007, p. 180.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a obra de Matisse, assinale a alternativa correta. a) Matisse referia-se forma como procedia em rela o ao seu modo de trabalhar, no qual era importante a visualiza o que tinha da rua, a m de captar a luz do ambiente externo e a forma como incide nas pessoas. b) Matisse, ao a rmar que sua preocupa o era a de fazer quadros e n o uma mulher, deixava clara a sua a nidade com o movimento surrealista, que tinha como caracter stica as deforma es. c) A a rma o de Matisse nos faz con rmar o que de fato era uma das suas maiores preocupa es como artista: os estudos sobre luminosidade, implicando nas descobertas que fez a partir dos recortes. d) Matisse referia-se a um fato pict rico, lhe interessava o jogo empreendido com os elementos dos quais dispunha cores, diversos tipos de linhas, a superf cie branca e as rela es entre todos eles. e) A a rma o nos leva a constatar a preocupa o pl stico-formal do artista, principalmente no que diz respeito aos aspectos que tornam evidente o rompimento de fronteiras entre desenho, pintura e escultura. 6 Observe as imagens de I a V. I III II V IV 3 / 19 Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre Pop Art norte-americana e inglesa, assinale a alternativa que corresponda s imagens do movimento, especi camente na Inglaterra. Assinale a alternativa correta. a) Somente as imagens I e II. b) Somente as imagens I e IV. c) Somente as imagens III e IV. d) Somente as imagens I, II e III. e) Somente as imagens II, III e IV. 7 Podemos dizer que as origens da Pop Art remetem ao Dada smo, uma vez que a apropria o de produtos industrializados na execu o dos trabalhos art sticos era frequente. O artista Dada sta Raoul Hausmann, por exemplo, usava embalagens de produtos comerciais em suas colagens. O imagin rio fantasmag rico de Max Ernst foi constru do com recortes de ilustra es populares. (Adaptado: HONNEF, K. Pop Art. Alemanha: Paisagem, 2004. p. 15.) Nesse contexto, assinale a alternativa correta. a) O car ter de apropria o dos elementos da cultura popular para os artistas Pop se aproximava do Dada smo por imita o, na tentativa de releitura dos trabalhos Dad . b) Artistas Pop como Roy Lichtenstein, ao utilizarem a tira de quadrinhos - elemento da cultura popular - em grande escala, faziam cr tica ir nica ao Dada smo, uma vez que este era descomprometido pol tica e culturalmente e com trabalhos que se voltavam sobre sua pr pria constru o formal. c) Embora o Dada smo esteja na origem da Pop Art, as diferen as cam evidentes medida que se nota a rela o harm nica de Dad com a tradi o da pintura neocl ssica, enquanto os artistas Pop eram essencialmente experimentalistas. d) H uma distin o muito clara nas inten es dos dois movimentos, dado o fato que a Pop Art utiliza-se da linguagem popular de forma despretensiosa, sem cr ticas, e o Dada smo uma cr tica cida, entre outras coisas, ao bom gosto burgu s. e) Apesar da aproxima o formal da Pop Arte com Dad , o artista Dada sta Marcel Duchamp fazia cr tica a ela por seu car ter retiniano , ou seja, devido aos apelos puramente visuais e decorativos. 8 Leia o texto a seguir: Dad nasce em Zurique, em 1916, [...] a partir da funda o, por parte dos seus membros, do Cabaret Voltaire, c rculo liter rio e art stico destitu do de programa, mas decidido a ironizar e desmisti car todos os valores constitu dos da cultura passada, presente e futura. O nome Dad tamb m e casual, escolhido abrindo-se um dicion rio ao acaso. As manifesta es do grupo dada sta s o deliberadamente desordenadas, desconcertantes, escandalosas[...] (Adaptado: ARGAN, G. C. Arte Moderna. S o Paulo: Cia das Letras, 1992. p. 355.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Dada smo correto a rmar: a) A desconex o entre os diversos elementos utilizados atestam o car ter dos trabalhos do movimento em quest o. b) O referido movimento foi uma importante in u ncia para a semana de arte de 1922, aqui no Brasil. c) A presen a de letras e numerais indica que o movimento havia sido in uenciado pela poesia concreta. d) Trata-se de um movimento cuja pintura apresentava um car ter realista, com grande apuro t cnico. e) Em virtude do volume adquirido em consequ ncia da colagem, os trabalhos transitam entre pintura e escultura. 4 / 19 9 O Minimalismo foi uma tend ncia art stica da segunda metade do s c. XX que usava o m nimo de recursos formais e visuais para que o espectador tivesse a chance de se relacionar de forma expressiva n o apenas com a obra de arte, mas consigo mesmo em rela o obra de arte e com o espa o no qual a obra fosse inserida, criando uma rela o harmoniosa para a frui o: obra, espectador e espa o. (MORRIS, R. Sem t tulo (cubos de espelho), 1965. Placas de espelho e madeira. (91,4x91, 4x91, 4 cm - cada um). Com base nesses dados, na observa o da imagem e nos conhecimentos sobre o Minimalismo, assinale a alternativa correta. a) A unidade do trabalho art stico, que Robert Morris chama de formas unit rias, est na concis o de que tudo deve ser apreendido em um nico olhar, ou seja, de imediato. b) Embora primasse pela simplicidade das formas, o rebuscamento manual do trabalho de alguns dos artistas di cultava o entendimento das obras durante sua exposi o. c) Ao agrupar e ordenar tijolos em ordem diversa, o artista Carl Andre pretendia compar -los ao ambiente das grandes cidades, ambiente comum ao homem moderno. d) Apesar de usar formas simples em seus trabalhos, Robert Morris mantinha o uso de base em cada uma das pe as, em refer ncia respeitosa tradi o escult rica europ ia. e) Ao elaborar trabalhos decompostos parte por parte, o artista Donald Judd fazia alus o "est tica cubista", ou seja, decompositiva. 10 Com rela o ao Modernismo brasileiro, ocorrido entre meados da d cada de 1917 e da d cada de 1930, correto a rmar que sua g nese sofreu in u ncias dos seguintes movimentos art sticos internacionais: a) pintura metaf sica italiana, neoexpressionismo e dada smo. b) muralismo mexicano, expressionismo e p s-cubismo. c) neoclassicismo, futurismo e a arte na f. d) arte grega e eg pcia, assim como a pintura rupestre. e) concretismo, neoconcretismo e vanguarda russa. 11 Na literatura, na m sica e nas artes visuais do Brasil, os modernistas conseguiram criar escola, especialmente a partir dos anos 30. Nos palcos, demorou mais a fazer-se presente. O que havia era basicamente dois tipos de pe as: as populares, ligadas s com dias e ao teatro de revista, e um teatro s rio para um p blico elitizado, quase sempre associado a encena es de autores estrangeiros cl ssicos. considerada a divisora de guas no teatro brasileiro, atualizando a cena modernista nessa vertente art stica, a pe a: a) Trair e co ar s come ar , pe a que estreou na d cada de 1922, no contexto da Semana de Arte Moderna, em S o Paulo, cando em cartaz por mais de dez anos, ap s o sucesso de estreia. b) Hamlet , pe a aclamada nos palcos pernambucanos, onde se concentrava forte tend ncia aos ideais da modernidade em termos de dramaturgia e da m sica, de uma maneira geral. 5 / 19 c) Vestido de Noiva , que estreou nos palcos cariocas em 1943, e foi saudada por boa parte da cr tica especializada como o evento que marcava a atualiza o da nossa cena teatral com o Modernismo. d) A pe a Dom Casmurro , que estreou nos palcos de S o Paulo, onde foi aclamada, tanto pela cr tica efervescente da d cada de 1930 quanto pelo grande p blico, at ent o distante do teatro. e) Grande sert o: veredas que se tornou o emblema da modernidade teatral, por eleger um tema nacional desvinculado de sua popularidade, incorporando elementos internacionais. 12 Leia o texto a seguir: A express o Neoconcreto indica uma tomada de posi o em face da arte n o- gurativa geom trica (neoplasticismo, construtivismo, suprematismo, escola de Ulm) e particularmente em face da arte concreta levada a uma perigosa exacerba o racionalista. Trabalhando nos campos da pintura, escultura, gravura e literatura, os artistas que participa desta I Exposi o Neoconcreta encontraram-se, por for a de suas experi ncias, na conting ncia de rever as posi es te ricas adotadas at aqui em face da arte concreta, uma vez que nenhuma delas compreende satisfatoriamente as possibilidades expressivas abertas por essas experi ncias. (GULLAR, F. Manifesto Neoconcreto. Jornal do Brasil : Rio de Janeiro, 22 mar. 1959.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre Concretismo e Neoconcretismo, considere as a rmativas a seguir: I. O Neoconcretismo fez um retorno ao humanismo ante o cienti cismo concreto. II. O Neoconcretismo defende uma arte n o- gurativa, contra tend ncias irracionalistas e gurativas. III. O Neoconcretismo se opunha ao Concretismo por considerar a imaterialidade da obra de arte. IV. O Neoconcretismo interessa-se pela positividade da tradi o construtivista da arte. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas I e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. e) Somente as a rmativas II, III e IV s o corretas. 13 Em meados da d cada de 1960, a import ncia da participa o do espectador evidente em alguns trabalhos de artistas, tanto na cena nacional quanto internacional. Assinale a alternativa que cont m, respectivamente obra e autor, cuja participa o do espectador tenha sido fundamental: a) Bichos Franz Weissmann. b) Monotipias Anita Malfatti. c) M ltiplos Lasar Segall. d) Ready Made Lygia Clarck. e) Parangol s H lio Oiticica. 14 Leia o texto a seguir: A Arte Performance , nos anos 60, instaura-se pela entrada de um sujeito na cena, criador e criatura, autor e persona [...]. Essas a es se d o por opera es [...] do corpo na cena (Body Art ), um corpo que se corta, se dobra [...]: as mulheres xif pagas de Tunga, entre outros exemplos, criam presen as corporais, onde o artista a pr pria m dia e materializa o de sua obra. (Adaptado de: Programa de semi tica: M quina futurista. Dispon vel em: <www.pucsp.br/ cos-puc/budetlie/index.html>. RENATO C. Projeto ka: www.iar.unicamp/ projka/ -Renato Cohen: www.aliennationcompany.com -Johannes Birringer -VESPUCCI. Acesso em: 18 out. 2009.) 6 / 19 Com base no texto, considere as a rmativas a seguir: I. Nesse contexto contempor neo a experimenta o refor a os paradigmas da representa o, aliando-se aos espa os da cena (edif cios-teatro, museus). II. A performance instala-se como arte h brida, amb gua, oscilando entre a plena materialidade dos corpos e a fugacidade dos conceitos. III. Essas novas arenas da performance rea rmam espa os dram ticos sustentados pela repeti o e reitera o de textos. IV. A cena da performance tem, portanto, sua g nese e sua pot ncia numa das quest es fundamentais da cena moderna: a ruptura com a representa o. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 15 H lio Oiticica, ao realizar o trabalho intitulado Relevos Espaciais, tratou de rela es entre a) linhas e profundidade. b) cor e profundidade. c) espa o e formas. d) profundidade e espa o. e) cor e espa o. 16 Observe as imagens a seguir, ambas da d cada de 1970. (Quem matou Herzog?) (Inser o em circuitos ideol gicos) (Disponivel em: <www.macvirtual.usp.br>. Acesso em: 18 out. 2009.) Assinale a alternativa que cont m as informa es corretas com rela o ao autor de ambos os trabalhos, assim como o contexto brasileiro do qual zeram parte. a) H lio Oiticica, no contexto de press o, fruto da crise da bolsa de valores de Nova Iorque de 1929 que afetou o mundo. b) Artur Barrio, no contexto do surgimento da bossa-nova, importante momento cultural do pa s. c) Jose Leonilson, no contexto de celebra o, em virtude da industrializa o recente no Brasil. d) Walt rcio Caldas, no contexto da populariza o do carnaval, o que implicava em destaque internacional para o pa s. e) Cildo Meireles, no contexto de censura e medo, derivados da repress o e do regime militar. 7 / 19 17 No Brasil na d cada de 1980, um grupo de jovens artistas cou conhecido como gera o 80 . Esse grupo era composto por: Jos Leonilson, Leda Catunda, Daniel Senise, Beatriz Milhazes, entre outros. Em suas pr ticas art sticas, evidenciava-se a) a retomada da pintura. b) o pensamento em torno da gravura. c) o primado pelo desenho d) a retomada da escultura. e) o questionamento sobre a body art. 18 Convivemos diariamente com uma multiplicidade de sons e, na maior parte do tempo, n o percebemos as propriedades espec cas destes barulhos . Entretanto, numa escuta focada nesses elementos, percebemos uma s rie de caracter sticas que os constituem, tais como as varia es de altura, intensidade, dura o e timbre. Com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as a rmativas. I. Exemplo relativo altura: indiv duos que trabalham em aeroportos e certas f bricas metal rgicas cam expostos a mais de 85 decib is durante o trabalho, por isso t m o direito de menor carga hor ria e de se aposentarem com menos tempo de servi o, por insalubridade. II. Exemplo relativo ao timbre: muitos acidentes de carros nas estradas podem ocorrer por falta de aten o: um ru do estranho sinal de que alguma coisa est errada, podendo ser do motor, da transmiss o, da suspens o ou em qualquer outro lugar. III. Exemplo relativo intensidade: em algumas l nguas, chamadas tonais, a posi o e a in ex o das vogais s o muito importantes, como no caso do idioma chin s, onde a varia o de uma nica vogal pode representar v rias coisas diferentes. IV. Exemplo relativo dura o: o c digo Morse pode ser til como ferramenta de comunica o e ajudar em situa es nas quais n o poss vel falar ou escrever, como em casos em que algu m pode enviar uma s rie de sinais atrav s de uma parede raspando tra os e pontos com um objeto. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 19 Em determinado per odo no Brasil, importantes tend ncias articularam-se no campo das artes visuais. Tais tend ncias ainda s o signi cativas no contexto da arte contempor nea, tanto nacional quanto internacionalmente. Com base na a rma o, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao per odo e s perspectivas. a) d cadas de 1920 e 1930: primavam pelo retorno aos princ pios cl ssicos da pintura grega. b) d cadas de 1930 e 1940: repudiavam qualquer quest o ligada eminentemente forma e cor. c) d cadas de 1940 e 1950: repudiavam o car ter heterog neo e as m ltiplas possibilidades. d) d cadas de 1950 e 1960: rejeitavam as conven es da representa o tradicional e da abstra o. e) d cadas de 1960 e 1970: repudiavam o car ter heterog neo e as m ltiplas possibilidades. 20 Leia o texto a seguir: A colagem como procedimento t cnico tem uma hist ria antiga, mas sua incorpora o na arte do s culo XX, com o cubismo, representa um ponto de in ex o na medida em que liberta o artista do jugo da superf cie. Ao abrigar no espa o do quadro elementos retirados da realidade peda os de jornal e pap is de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc. , a pintura passa a ser concebida como constru o sobre um suporte, o que di culta o estabelecimento de fronteiras r gidas entre pintura e escultura. (Biblioteca Ita Cultural em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC. Acesso em: 18 out. 2009.) 8 / 19 Com rela o a concep o de arte contempor nea e de pintura em geral, considere as a rmativas a seguir: I. A pintura, como roga a tradi o, ainda nos dias de hoje tem como princ pio fundamental a tela e a tinta. II. O desenho fundamentalmente o que antecede a pintura, devendo para tanto obedecer a todos os crit rios para que se preestabele a uma boa obra. III. Na contemporaneidade rompe-se com as quest es de fronteiras e especi cidades entre as diferentes t cnicas como pintura, escultura, desenho, entre outras. IV. menos pertinente hoje pensar em de ni es para um trabalho art stico; importante, sobretudo, observar as rela es entre contexto, objeto e a pr pria hist ria da arte. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 9 / 19 HIST RIA 21 Observe os quadrinhos sobre mercado de escravos a seguir: (UDERZO, A.; GOSCINNY, R. Asterix Os louros de C sar. Rio de Janeiro: Companhia Editorial Brasileira, s.d.) Na imagem, os criadores de Asterix se referem a um aspecto importante da sociedade romana no nal do per odo republicano. Trata-se: a) da utiliza o em larga escala do trabalho escravo nas prov ncias romanas, como a G lia, devido imposi o pelos conquistadores aos povos conquistados de seu modo de produ o escravista. b) do car ter mercadol gico dos escravos no mundo antigo, o que impedia aos ex-escravos alforriados e a seus descendentes a ascens o cidadania e a sua plena integra o sociedade romana. c) da escraviza o por d vidas dos plebeus de Roma e de suas prov ncias, que, tendo sido empobrecidos pelas guerras civis e destitu dos de suas terras, tinham se tornado dependentes dos patr cios romanos. d) do desenvolvimento da escravid o mercadoria, em Roma e na Pen nsula It lica, associado ao sucesso das conquistas e ao aumento do n mero de escravos advindos das capturas de prisioneiros de guerra. e) da escravid o volunt ria e tempor ria de estrangeiros, como os personagens Asterix e Obelix, que buscavam nos mercados de escravos da Roma antiga uma forma de ascender cidadania romana ap s sua manumiss o. 22 Leia o texto a seguir: Algumas medidas de Licurgo diferiram daquelas da maior parte dos povos. Em outras cidades, cada qual governa seus lhos, dom sticos e bens. Licurgo, desejoso que os cidad os pudessem ajudar uns aos outros, permitiu que cada um pudesse mandar, igualmente, em seus e em lhos de outros. [...] H , ainda, outros costumes contr rios aos da maioria dos gregos, estabelecidos, em Esparta, por Licurgo. Em outras cidades, sabe-se, todos tentam ganhar o m ximo de dinheiro poss vel. Uns s o agricultores, outros armadores, comerciantes ou artes os. Em Esparta, contudo, Licurgo proibiu que os homens livres exer am qualquer atividade lucrativa e estabeleceu que as nicas atividades aceit veis fossem aquelas que se ligam liberdade da cidade. Ademais, como buscar a riqueza neste pa s que, gra as a Licurgo, ter estabelecido para todos a mesma contribui o alimentar e o mesmo tipo de vida, impediu-se que se ambicione a fortuna, devido aos prazeres que ela proporciona? (Xenofonte, A constitui o Lacedem nica, 6-7. In: FUNARI, P. P. A. Antiguidade Cl ssica. A hist ria e a cultura a partir dos documentos. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 102.) Xenofonte contrap e, nesse excerto, os costumes dos esparciatas aos de outros povos da Gr cia Antiga. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as seguintes a rma es: I. A busca do lucro n o era uma caracter stica comum maioria das cidades gregas, j que se tratavam de sociedades agr rias voltadas para a auto-su ci ncia. II. Gra as igualdade estabelecida entre os homens livres por sua constitui o, Esparta se tornou, para o mundo grego, um exemplo de democracia. 10 / 19 III. Em Esparta, a explora o do trabalho de uma comunidade dependente fez com que os homens livres n o precisassem, necessariamente, se dedicar s atividades lucrativas. IV. A disciplina imposta aos esparciatas e a austeridade de seu modo de vida favoreceram o poderio militar de Esparta, mas tamb m a conserva o de suas institui es olig rquicas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 23 Entre os s culos VIII e VI a.C. os gregos e a civiliza o grega conheceram uma not vel expans o, com a cria o de cidades ou col nias em torno do Mediterr neo e do Mar Negro. Sobre esse processo, correto a rmar: a) As col nias gregas eram entrepostos comerciais dependentes e administrados por membros das fam lias residentes na metr pole, que asseguravam a transfer ncia de mat rias-primas e de riquezas da periferia para o centro. b) As col nias gregas, a exemplo das col nias romanas, eram povoa es constitu das a partir da transfer ncia de indiv duos num objetivo de controlar administrativamente uma cidade ou regi o recentemente conquistada pela metr pole. c) A funda o de col nias pelos gregos, como aconteceria depois com os romanos, visava, antes de tudo, conquista de novas terras para assegurar o assentamento dos veteranos dos ex rcitos metropolitanos. d) A coloniza o grega insere-se no contexto da expans o imperialista de cidades-Estado como Atenas, pois assegurava a exa o de tributos e o controle pol tico da metr pole sobre suas antigas cidades aliadas. e) As col nias gregas, embora conservassem la os culturais e comerciais com suas metr poles, eram povoa es completamente independentes, constitu das pelos exclu dos por diversos motivos que deixavam suas cidades procura de novas terras para se instalar. 24 Leia o documento transcrito a seguir: Voltando-se, a partir da , para a reorganiza o do Estado, C sar reformou o calend rio [. . . ]. Completou o Senado, criou patr cios, ampliou o n mero dos pretores, edis, questores e tamb m dos magistrados inferiores; reabilitou os cidad os cassados por decis o dos censores, ou condenados por crime eleitoral em senten a judicial. Passou a partilhar com o povo as elei es: exce o feita aos que concorriam ao consulado, uma metade dos candidatos s outras magistraturas era eleita por vontade popular, a outra metade ele que escolhia. [. . . ] Promoveu o recenseamento do povo, n o de acordo com o costume e o lugar tradicional, mas por bairros, atrav s dos propriet rios das habita es coletivas. Dos trezentos e vinte mil que recebiam trigo do Estado ele os reduziu a cento e cinquenta mil; para que algum dia, em raz o do recenseamento, n o viessem a ocorrer novos dist rbios, determinou que anualmente, para a vaga dos mortos, fosse feito pelo pretor o sorteio dos que n o tinham sido inclu dos entre os inscritos. [. . . ] Dissolveu todas as associa es, salvo as constitu das desde tempos remotos. Aumentou as penas dos crimes; e como os ricos tinham mais facilidade para delinquir, porque podiam se exilar mantendo seus patrim nios, ele, de acordo com o que escreve C cero, puniu os assassinos com a perda total dos bens e os demais, com a metade. (Adaptado de: Suet nio, O divino J lio, 40-42. In: SUET NIO e PLUTARCO, Vidas de C sar, tradu o e notas de Antonio da S. Mendon a e sis B. da Fonseca. S o Paulo: Esta o Liberdade, 2007, p. 67-73.) Suet nio descreve, nessa passagem, uma atividade reformadora de uma nova etapa da hist ria romana. Nesse contexto e com base no documento transcrito, analise as a rmativas abaixo quanto signi ca o dessas reformas: I. A amplia o do n mero de senadores e de magistrados, a cria o de novos patr cios e a reforma do sistema eleitoral revelam o apre o de C sar pelas tradi es republicanas e sua tentativa de restaur -las. II. O esvaziamento das elei es e a dissolu o das associa es populares inserem-se no contexto da substitui o da pol tica de massa pela pol tica dos favores, centrada em um governo forte e pessoal maneira helen stica. 11 / 19 III. O recadastramento do n mero dos assistidos pelo Estado com direito alimenta o gratuita tinha por objetivo garantir o sustento exclusivo dos mais pobres, para evitar tumultos que poderiam ser causados pelos desocupados. IV. A diminui o do n mero de assistidos pelo Estado n o contestava o direito dos cidad os a esse privil gio, mas representava um afastamento do programa de distribui o indiscriminada de subs dios, defendida pelos l deres populares e reivindicada pela plebe urbana de Roma, como forma de participa o nos benef cios das conquistas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 25 Leia o texto a seguir: [Senhor] segui os seguintes procedimentos em rela o aos que se me apresentaram como crist os. Pergunteilhes, pessoalmente, se eram crist os. Aos que confessavam, perguntei-lhes duas, tr s vezes. Os que n o voltavam atr s foram executados. Qualquer que fosse o sentido de sua f , sabia que sua pertin cia e obstina o tinham de ser punidas. Outros, possuidores da cidadania romana, mantiveram-se na loucura e foram enviados para julgamento em Roma. [. . . ] A xou-se, ent o, um cartaz, sem assinatura, com um grande n mero de nomes. Os que negavam serem, ou terem sido, crist os, se evocassem os deuses, segundo a f rmula que lhes ditava, e se [...] blasfemassem Cristo [...] considerei apropriado liberar. . . A quest o pareceu-me digna de sua aten o, em particular devido ao grande n mero de envolvidos. H muita gente, de toda idade, condi o social, de ambos os sexos, que est o ou estar o em perigo. N o apenas nas cidades, como nos vilarejos e nos campos, expande-se o cont gio dessa supersti o. (Carta de Pl nio, o mo o, ao imperador Trajano, de 112 d.C. (Cartas 10,96), Processos contra os crist os . In: FUNARI, P. P. A. Antig idade Cl ssica. A hist ria e a cultura a partir dos documentos. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 91-92.) Essa carta de Pl nio, ent o governador da Bit nia, ao imperador Trajano um documento importante sobre a natureza e as raz es das primeiras persegui es aos crist os. Com base no documento e nos conhecimentos sobre o tema, considere as seguintes a rmativas: I. Os crist os eram acusados de perturbar a tranq ilidade social e religiosa, por se mostrarem, aos olhos da maioria pag , loucos, mpios e desdenhosos dos deuses e das autoridades. II. O cristianismo, nos tempos de Trajano, era considerado uma amea a seguran a do Estado romano por se tratar do cont gio de um culto estrangeiro, promovido por pobres e escravos. III. Sob o governo do imperador Trajano, o cristianismo j era visto como um grave problema pelo poder central, que se responsabilizava pela promo o da persegui o como uma quest o de pol tica deliberada. IV. As primeiras persegui es tinham um car ter essencialmente local, sendo, muitas vezes, promovidas por governadores como Pl nio, pressionados pela popula o local e pelos l deres c vicos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 12 / 19 26 Leia o texto a seguir: Em fun o da causa emancipat ria [na Am rica] acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascens o pol tica da burguesia e extirpar os obst culos mercantilistas expans o do projeto capitalista. No Novo Mundo, ela foi tamb m usada para extirpar obst culos mercantilistas mas n o para levar uma nova classe ao poder, e sim para consolidar, pelo contr rio, a que j era tradicionalmente dominante e garantir-lhes os cargos de mando em lugar dos administradores metropolitanos que representavam o velho regime, j em franca decad ncia. [...] Uma vez completadas as guerras de independ ncia, as elites locais assumiram o poder pol tico como herdeiras da autoridade colonial e n o como instrumentos de transforma o. (LOPEZ, L. R. Hist ria da Am rica Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989., p.71.) Sobre a crise do sistema colonial e a forma o dos Estados Nacionais nas Am ricas anglo-hisp nica e portuguesa, correto a rmar: I. A crise do sistema colonial portugu s teve in cio no s culo XVII quando propostas de cunho liberal defendiam o republicanismo como sistema pol tico, e o m da escravid o negra como base da economia. II. O pacto colonial pol tica mercantilista que de nia que as col nias s poderiam comercializar com a metr pole constituiu-se em um dos motivos que levaram a elite americana a empreender as emancipa es na Am rica espanhola. III. Na Am rica hisp nica, as revoltas pol ticas pela emancipa o das col nias foram promovidas por camponeses e ind genas, alcan ando a redistribui o das terras, liberdade e tamb m igualdade. IV. A independ ncia da col nia portuguesa o Brasil deu-se de forma menos conturbada, sem lutas, diferente do ocorrido nas col nias espanholas. Tal caracter stica percept vel pela manuten o do sistema mon rquico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 27 Sobre a a revolu o industrial, cultura e trabalho na Europa, nas col nias anglo-hisp nicas e no Brasil, correto a rmar: I. A Revolu o Industrial, fen meno que marcou a passagem do sistema de produ o agr rio e artesanal para o industrial, transformou as formas de sobreviv ncia da sociedade inglesa. Grande parte dos trabalhadores foi destitu da dos meios de produ o, obrigada a vender sua for a de trabalho e a receber sal rios que comumente eram insu cientes para a sobreviv ncia das fam lias. II. A era moderna teve in cio com a Revolu o industrial na Inglaterra. Re exo de tal modernidade est no fato de que no s culo XVIII, as mulheres, at ent o vinculadas ao lar e respons veis pela cria o dos lhos e cuidados com o marido, com a grande oferta de empregos, puderam sair daquele espa o que era privado para lan arem-se no espa o p blico, especializando-se e concorrendo com homens no setor t xtil e metal rgico. III. No s culo XIX, trezentos anos ap s o in cio da industrializa o, viveu-se a chamada Segunda Era da Revolu o Industrial, de car ter digital. Este per odo cou marcado pela inclus o e tratamento igualit rio entre homens e mulheres nas frentes de trabalho e o m da utiliza o da m o de obra infantil nas ind strias. IV. O empobrecimento e pen ria causados pela din mica do capitalismo p s Revolu o Industrial, levou mulheres e crian as para o trabalho nas f bricas. Esta categoria de trabalhadores cumpria as mesmas tarefas e quantidade de horas que os homens, mas, por sua condi o marginal, recebiam sal rios inferiores a eles. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 13 / 19 28 Leia os textos a seguir: A agress o da conquista espanhola e as transforma es econ micas e sociais impostas pelo sistema colonial, desestruturaram o aparato cultural e simb lico das popula es aut ctones da Am rica, advindo entre elas um sentimento de desreferencializa o do mundo. (FERREIRA, J. L. Conquista e coloniza o da Am rica Espanhola. S o Paulo: tica, 1992. p. 67.) Quando os espanh is perguntavam aos ndios (e isto acontecia n o uma vez, mas frequentemente), se eram crist os, o ndio respondia: Sim, senhor, j sou um pouco crist o, pois j sei mentir um pouco; um dia saberei mentir muito e serei muito crist o . (TODOROV, T. A conquista da Am rica: a quest o do outro. S o Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 87.) Com base nos aspectos mencionados nesses textos, sobre caracter sticas da conquista da Am rica, correto a rmar que I. o encontro entre europeus e nativos e as evidentes diferen as culturais, religiosas e sociais levou os primeiros a colocar em pr tica o processo de conquista com cautela, observando as particularidades dos h bitos e costumes de cada civiliza o, encontradas na Am rica de coloniza o portuguesa e espanhola. II. os padres jesu tas, no Brasil, percorriam as comunidades nativas crist s, punindo com a inquisi o e excomunh o os ind genas evangelizados que recusassem a aceitar a pr tica crist de serem mission rios nas bandeiras do territ rio portugu s. III. a propaga o da religi o cat lica com a pr tica da puni o queles que se recusassem a aceit -la explica a ado o massiva do cristianismo na Am rica de coloniza o portuguesa e o processo da evangeliza o neste territ rio. IV. aos povos nativos americanos foi imposto o catolicismo como um aspecto da domina o colonial, embora n o tenha surtido tanto efeito em fun o da indiferen a das popula es dominadas e da di culdade de entender a esfera e o valor religioso crist o, que era diferente da do ind gena. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 29 Leia o texto a seguir: A partir do s culo XIII, foram-se de nindo por uma s rie de batalhas algumas fronteiras da Europa que, no caso da Fran a, da Inglaterra e da Espanha, permanecem aproximadamente as mesmas at hoje. Dentro das fronteiras foi nascendo o Estado como uma organiza o pol tica centralizada, cuja gura dominante o pr ncipe e a burocracia em que se apoiava tomaram contornos pr prios que n o se confundiam com os grupos sociais mesmo os mais privilegiados, como a nobreza. Esse processo durou s culos e alcan ou seu ponto decisivo entre 1450 e 1550. Tamb m ocorreu uma expans o geogr ca da Europa crist , antecessora em outras condi es da expans o mar tima iniciada no s culo XV, pela reconquista de territ rios ou a ocupa o de novos espa os. A Pen nsula Ib rica foi sendo retomada dos mouros; o Mediterr neo deixou de ser um lago rabe , onde os europeus n o conseguiam sequer colocar um barquinho; os cruzados ocuparam Chipre, a Palestina, a S ria, Creta e as ilhas do Mar Egeu; no noroeste da Europa, houve expans o inglesa na dire o do Pa s de Gales, da Esc cia e da Irlanda; no leste europeu, alem es e escandinavos conquistaram as terras do B ltico e as habitadas pelos eslavos. (FAUSTO, B. Hist ria do Brasil. S o Paulo: USP: Funda o para o Desenvolvimento da Educa o, 1996. p. 20.) Com base no texto, considere as a rmativas a seguir: I. A pen nsula ib rica, que vivenciou a ocupa o de parte de seus territ rios pelos mu ulmanos denominados mouros deu in cio ao processo de forma o de seu Estado com a luta dos crist os para a retomada dos espa os ocupados por estes habitantes de origem rabe, e que cou conhecida como Reconquista. II. Um dos aspectos da coloniza o do continente rec m-descoberto denominado Am rica deveu-se preocupa o das na es espanhola e portuguesa em rela o pr tica religiosa dos habitantes nativos. Estas na es, cat licas, empreenderam um processo de evangeliza o crist para as diferentes culturas ind genas que habitavam o Novo Mundo. 14 / 19 III. Espanh is e portugueses, que iniciaram conjuntamente o processo de expans o mar tima, acordaram que as terras do Novo Mundo deveriam ser repartidas de maneira igualit ria. A Espanha, com sua superioridade cient ca e militar, tentou romper o acordo, levando tais na es arbitragem do Vaticano que com a bula papal Joao XXIII deu origem formula o do Tratado de Tordesilhas. IV. A Espanha nalizou seu processo de centraliza o do poder mon rquico por volta do ano de 1492, quando foram expulsos os ltimos habitantes rabes de seu territ rio ainda presentes na regi o de Granada. A partir de ent o, entrou para o ciclo das grandes navega es mar timas pelo Atl ntico, que j vinha sendo desenvolvido por Portugal. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 30 Sobre a escravid o e demais formas de trabalho compuls rio no Brasil e na Am rica, correto a rmar: a) O sucesso da coloniza o do territ rio brasileiro deu-se em fun o das Capitanias Heredit rias e o consequente com rcio de terras empreendido pelos seus propriet rios, conhecidos como donat rios. b) Como estrat gia de conquista e domina o dos espa os e povos pertencentes ao Novo Mundo, os espanh is destru ram civiliza es nativas e reduziram os sobreviventes servid o. c) A m o de obra escrava africana, utilizada nas col nias espanholas, constituiu-se numa grande fonte de renda por oferecer aos propriet rios de terras uma forma mais e caz e gil de explora o das terras coloniais. d) Na Am rica espanhola, a minera o contou com a m o de obra nativa e, os que n o colaboravam recusando-se ao trabalho eram enviados Espanha, transformados em escravos da Coroa. e) Nas col nias do oeste dos EUA, devido aus ncia de m o de obra escrava de origem africana, recrutou-se para trabalho compuls rio nas minas e em outros servi os as civiliza es nativas. 31 Sobre a sociedade do s culo XX correto a rmar: a) A crise econ mica de 1929 foi causada pelo excesso de interven o do Estado norte-americano na economia; a Depress o Mundial foi combatida e superada atrav s do est mulo liberdade do mercado nanceiro. b) Com o surgimento dos meios de comunica o de massa, as vanguardas culturais se voltaram para o ideal de pureza da arte, enfatizando a perfei o t cnica das obras, fazendo-as reproduzir ao m ximo a natureza. c) A coletiviza o das terras na Uni o Sovi tica, durante o regime de Josef Stalin, consistiu em transformar todos os agricultores em pequenos propriet rios de terra, que podiam assim vender o excedente da produ o no mercado. d) Epis dios de antissemitismo ocorreram na Europa desde o per odo medieval, mas foram agravados, no s culo XX, com a ascens o do movimento nacional-socialista na Alemanha, onde a persegui o aos judeus tornou-se pol tica de Estado. e) Ap s a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos vivenciaram uma crise econ mica sem precedentes, devido ao excesso de gastos da na o com a guerra e a falta de mercado consumidor interno para os produtos industrializados. 32 Sobre os Estados Unidos no s culo XIX, considere as a rmativas: I. A Marcha para o Oeste efetuou-se com con itos com os povos nativos das regi es ocupadas, empurrandoos mais para oeste ou mesmo exterminando-os. II. Ap s a independ ncia, a maior fonte de controv rsia pol tica foi a de ni o do alcance do poder do Estado Nacional (Uni o), em rela o aos poderes dos estados da federa o. III. A expans o territorial dos Estados Unidos efetuou-se atrav s da aquisi o de terras de outros pa ses (Louisiana, Fl rida), pela guerra (Texas, Calif rnia, Novo M xico) e acordo diplom tico (Oregon). IV. Os governos dos Estados Unidos combateram a imigra o estrangeira, exigindo vistos de entrada e punindo severamente os que entravam ilegalmente no pa s. 15 / 19 Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 33 Sobre a sociedade europ ia da Era Moderna correto a rmar: a) O uxo de ouro e prata das Am ricas, na Europa dos s culos XVI e XVII, acabou por produzir um desequil brio monet rio que bene ciou as economias dos pa ses ib ricos e prejudicou, com alta in a o, as economias da Inglaterra, Fran a e Holanda. b) Com a Contrarreforma, a Igreja Cat lica absorveu as cr ticas dos reformadores protestantes, promoveu uma rigorosa transforma o interna e ofereceu acordo para a paci ca o entre as v rias correntes do cristianismo. c) A introdu o de ex rcitos regulares, a cria o de burocracias permanentes e de sistemas tribut rios nacionais, a codi ca o do direito e a organiza o regulamentada de mercados nacionais uni cados constituem a base da centraliza o efetuada pelas monarquias absolutas. d) No per odo conhecido como Renascimento Cultural e Cient co houve um esfor o generalizado por recuperar a cultura medieval, que at ent o estava sufocada pela hegemonia da cultura da Antiguidade greco-romana. e) A expans o do capitalismo na Europa Moderna produziu o Antigo Regime, caracterizado por grande mobilidade social entre as ordens sociais da Aristocracia, Burguesia e Proletariado. 34 Sobre a quest o da m o de obra no Brasil do s culo XIX, considere as a rmativas: I. As primeiras experi ncias com m o de obra imigrante foram problem ticas, pois o acesso propriedade de terra, mesmo pequena, era muito restrito. Os imigrantes j chegavam ao Brasil endividados pelos custos da viagem, paga pelos propriet rios rurais, e estes tratavam os trabalhadores estrangeiros livres como se fossem escravos. II. O m da escravid o no Brasil foi um longo processo de acomoda o das tens es entre o Governo imperial e os propriet rios de escravos. Leis de libera o gradativa que foram aprovadas, somente eram cumpridas aquelas que n o oneravam os senhores de escravos, como a lei dos sexagen rios. III. O planejamento elaborado pelo Governo Imperial para a substitui o do trabalho escravo pelo trabalho livre, com o livre acesso propriedade da terra e educa o para os ex-escravos e seus descendentes, foi o respons vel, nas d cadas seguintes, pela melhoria nos n veis de vida da popula o de origem africana no pa s. IV. Diferentemente da imigra o europ ia em S o Paulo, direcionada prioritariamente para suprir de bra os a lavoura cafeeira, a imigra o de alem es e italianos no sul do Brasil deu-se atrav s da coloniza o, em regime de pequena propriedade. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 35 Sobre o Brasil no s culo XX, correto a rmar: a) Nos anos 1960, o movimento musical intitulado Jovem Guarda aglutinou os movimentos de resist ncia cultural ao regime militar, colocando nas paradas de sucesso v rias can es de protesto ditadura estabelecida. b) Institu do por Get lio Vargas em 1937, o Estado Novo estabeleceu um regime de democracia popular, com apoio dos socialistas e comunistas, o que causou oposi o permanente nos partidos mais conservadores, que, ap s intensa campanha, conseguiram venc -lo nas elei es de 1945. 16 / 19 c) Como a economia brasileira era baseada essencialmente na exporta o de caf , as consequ ncias da crise de 1929 e da grande Depress o Mundial que se seguiu n o afetaram o pa s, uma vez que tal crise somente atingiu os pa ses que tinham mercados de capitais avan ados. d) Contra pol ticos e empres rios que a rmavam que o pa s n o possu a capitais su cientes para a pesquisa e prospec o, a campanha O Petr leo Nosso , culminou com a cria o da Petrobr s, em 1953, estabelecendo o monop lio estatal da explora o do petr leo. e) Durante o Regime Militar (1964-1985), o Milagre Econ mico consistiu na pol tica de privilegiar a ascens o dos pobres para a classe m dia, atrav s da concess o de est mulos diretos em dinheiro s fam lias mais carentes. 36 Sobre a Am rica Latina Colonial, considere as a rmativas: I. A organiza o do trabalho colonial na Am rica Espanhola baseou-se na explora o da m o de obra ind gena, em formas variadas de servid o (como a encomienda e a mita), e no uso, em algumas regi es, do trabalho escravo africano. II. Na organiza o social das col nias espanholas na Am rica, os brancos nascidos na Am rica constitu ram os criollos, grupo que concentrou a propriedade de terra e que tinha acesso restrito s mais altas fun es dirigentes nos sistemas administrativo, judici rio e militar, privativos dos brancos nascidos na Espanha. III. No processo de independ ncia das col nias espanholas na Am rica, prevaleceu a proposta de Simon Bol var (Bolivarismo), na qual os interesses particulares das novas na es eram mais importantes que uma uni ca o arti cial baseada no passado comum da coloniza o ib rica. IV. Na col nia francesa do Haiti, a alian a entre os escravos e a elite branca local, a favor da independ ncia, foi vitoriosa contra o Estado franc s, o que permitiu a domina o da minoria branca na ilha, depois da emancipa o pol tica. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 37 Observe a gura abaixo e responda quest o. (WARHOL, A. Marilyn. 1967. Silk-screen sobre papel (91,5 cm x 91,5 cm). Museu de Arte Moderna de Nova York.) 17 / 19 Com base na gura e nos conhecimentos sobre a Pop Art correto a rmar: a) O rosto de Marilyn Monroe apresentado como uma m scara luminosa ressaltando na Pop Art sua fun o social enquanto uma personalidade de Hollywood. b) O autor do retrato de Marilyn considerado como um dos principais expoentes da Pop Art, reconhecida como um produto da cultura de massa. c) Marilyn, enquanto atriz famosa da d cada de 1960, ser o tema mais utilizado em pinturas populares norte americanas. d) O processo de gravura por silk-screen utilizada na Pop Art tem por fun o disseminar a t cnica aliada pintura cl ssica. e) A refer ncia da arte erudita nessa imagem est no uso do tema central, ou seja, a atriz Marilyn enquanto protagonista de lmes norte-americanos. 38 O lme Rio, Zona Norte dirigido por Nelson Pereira dos Santos nos anos 1950 mostra a vida de um favelado, compositor de sambas, lutando pelo sucesso e constantemente sendo ludibriado por intermedi rios oportunistas e, este favelado termina morrendo num acidente de trem. Este lme, juntamente com Agulha no palheiro (Alex Viany), Rio, 40 graus (Nelson Pereira dos Santos) e O grande momento (Roberto Santos) representam um novo paradigma de cria o e produ o para o cinema brasileiro. Considerando as transforma es culturais brasileiras nos anos 1950, correto a rmar: a) Pautado na est tica italiana, a cinematogra a paulista procurava se aproximar das chanchadas e com dias carnavalescas produzidas pela companhia carioca Atl ntida. b) Os conte dos culturais do r dio e do cinema eram essencialmente da classe burguesa, consolidando uma enorme audi ncia de p blico. c) Os personagens e as situa es dram ticas propostas pelos lmes da companhia Vera Cruz eram inspirados no cotidiano do povo brasileiro, suas di culdades, valores e esperan as. d) Os melodramas musicais, nos quais o carnaval era uma tem tica constante, apontam o gosto burgu s do teatro de revista brasileiro. e) A reinven o da cultura erudita rompe com a agita o de id ias e obras de cineastas, dramaturgos e atores ligados pol tica. 39 Leia o texto a seguir: Os mercados podem escolher seus pobres em circuitos ampliados; o cat logo se enriquece, porque ali, agora, existem pobres pobres e pobres ricos. E existem tamb m sempre se descobre pobres ainda mais pobres, menos dif ceis, menos exigentes . Nada exigentes. Saldos fant sticos. Promo es por todo o lado. O trabalho pode n o custar nada quando se sabe viajar. Outra vantagem: a escolha desses pobres, desses pobres pobres, empobrecer os pobres ricos que, cando mais pobres, pr ximos dos pobres pobres, ser o por sua vez menos exigentes. Que bela poca! (FORRESTER, V. O Horror econ mico, Trad. lvaro Lorencini, S o Paulo: UNESP, 1997, pp.101.) Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema neoliberalismo e globaliza o, considere as a rmativas: I. O processo de globaliza o empresarial pode escolher al m das fronteiras nacionais, locais em que o trabalho possa ser apropriado com custos n mos. II. Os pobres ricos s o menos exigentes no mercado de trabalho, por conta das promo es que atingem o seu potencial de consumo. III. Os fant sticos saldos para a contrata o de trabalho nesta bela poca s o realizados pelo cat logo ampliado da possibilidade de contrata o dos pobres no mercado. IV. A disputa de emprego no mundo do trabalho mundial pode tornar os pobres ricos mais pobres, se o mercado souber viajar em busca das promo es. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e II s o corretas. b) Somente as a rmativas II e IV s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, III e IV s o corretas. 18 / 19 40 Leia o texto a seguir: A Associa o Internacional dos Trabalhadores fundada em 1864, e n o por monges conspirativos. O documento inaugural lido no ato p blico de Saint Martin s Hall em Londres escrito por Marx , termina com uma exorta o aos oper rios para que dominem eles mesmos os mist rios da pol tica internacional, pois a pol tica das na es sempre condiciona as lutas oper rias, concebidas por cima das fronteiras nacionais. (GONZ LES, H. A comuna de Paris: os assaltantes do c u. S o Paulo: Brasiliense, 1981, pp.18-19.) Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as a rmativas: I. Bakunin e Marx s o considerados conspiradores esquerdistas, envolvidos diretamente nas lutas revolucion rias do per odo, no entanto, eles possuem distin o entre si sobre o processo de encaminhamento das lutas. II. A igreja in ltra monges conspirativos na reuni o realizada em Saint Martin s Hall e de suas exorta es disfar adas em normas de pol tica internacional, sugerem a elimina o das fronteiras nacionais, atitude realizada pela institui o religiosa qual pertencem. III. A primeira Associa o Internacional dos Trabalhadores, apesar da presen a de Marx, foi dominada pela ideologia religiosa proveniente da bula do papa Pio XI, que declara a import ncia do oper rio como servo da igreja. IV. A exorta o do texto, da segunda metade do s culo XIX, indica a necessidade dos trabalhadores de compreenderem e, assim, desvendarem os mist rios das lutas pol ticas estabelecidas pelas fronteiras dos estados-na es. Assinale a alternativa correta. a) Somente as a rmativas I e IV s o corretas. b) Somente as a rmativas II e III s o corretas. c) Somente as a rmativas III e IV s o corretas. d) Somente as a rmativas I, II e III s o corretas. e) Somente as a rmativas I, II e IV s o corretas. 19 / 19 02. ARTES E HIST RIA GABARITO Quest o 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Alternativa correta C D E C D B D A A B C A E B E E A B D C D C E B A B A C E B D D C E D A B C E A Assinalada

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Additional Info : PROVA DA 2ª FASE - 08/12/2009
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