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UEL Vestibular de 2011 - PROVAS DA 2º FASE : Design de Moda (Etapa 1)

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Universidade Coordenadoria de Estadual de Londrina Processos Seletivos Processo Seletivo Vestibular 2011 - 07/12/2010 PROVA DE HABILIDADE ESPEC FICA DESIGN DE MODA e DESIGN GR FICO - PRIMEIRA ETAPA Instru es: 1. Confira, na folha definitiva da Prova de Habilidade Espec fica, seu nome e n mero de inscri o. Assine no local indicado. 2. Nesta primeira etapa, realize o trabalho sobre o papel fornecido, utilizando materiais que n o danifiquem a prova durante seu transporte e armazenamento. 3. obrigat ria a utiliza o de cores. 4. N o s o permitidos empr stimos de materiais, consultas e comunica o entre os candidatos. 5. N o permitida a identifica o do candidato na prova. 1) Assista ao v deo, de cerca de 2 minutos, 3 vezes. 2) Leia o texto. 3) Observe a imagem. 4) Desenvolva as quest es contidas na folha A3. Texto: A polui o visual nos centros urbanos tem sido tema de preocupa o do paisagismo urbano. um sentimento comum, hoje em dia, sobretudo nas grandes cidades, que o excesso de outdoors, pain is luminosos, lambelambes, cartazes, faixas e afins caracteriza uma situa o que se convencionou chamar de polui o visual . Apesar de haver quem argumente que o conceito n o se sustenta, que meramente um 'patrulhamento est tico', a ideia de que o espa o p blico est sendo usado de maneira impr pria vem, aos poucos, se solidificando. fato que se trata de uma quest o que tange aos dom nios da est tica, mas alguns trabalhos sobre o tema d o conta de que a polui o visual n o se restringe a uma quest o de gosto. Existe, na legisla o brasileira, conte do que permite enquadr -la como crime ambiental e, portanto, h previs o de puni o para os respons veis. Apesar disso, quase nenhuma jurisprud ncia existe sobre o assunto. Como um problema detectado tardiamente em parte porque, pelo senso comum, a ideia de polui o sempre foi logo conectada profana o de paisagens rurais, do meio ambiente natural ( gua, ar, solo) , demorou a despertar a aten o de administradores p blicos e da popula o em geral. Cidades como S o Paulo, Porto Alegre e Curitiba est o adotando medidas para coibir a polui o visual e minimizar o desconforto urbano causado pelo excesso de publicidade. O projeto Cidade Limpa, amparado por lei municipal aprovada na capital paulista, em setembro de 2006, vem mudando paulatinamente a imagem da cidade. Durante muito tempo, a publicidade se integrou paisagem das cidades, mas hoje se percebe um exagero que funciona como fator de degrada o das mesmas. A polui o visual acontece quando, com tantas refer ncias acumuladas, as pessoas n o t m mais no o de espa o, prejudicando a percep o, atrapalhando a circula o dos cidad os. Alguns estudiosos do urbanismo se remetem a conceitos como a legibilidade, a identidade e a imageabilidade do espa o. Afinal, inaceit vel que um cidad o n o consiga se orientar em sua cidade. Nesse sentido, a organiza o de uma aglomera o seria satisfat ria quando facilmente leg vel. Tamb m se especula sobre os efeitos psicol gicos da polui o visual: o estresse, o desconforto visual, a agress o visual, entre outros. Hoje se entende que a harmonia dos elementos que ocupam o espa o urbano um fator de tranquilidade ps quica, um conceito que os orientais t m h milhares de anos. 1 Outra dificuldade para trazer o problema tona que a ideia de polui o visual remete a v rios outros conceitos que a precedem. Em primeiro lugar ao pr prio conceito de polui o. Mas tamb m s no es de patrim nio cultural, paisagem urbana, publicidade, espa o publicit rio, an ncio, espa o p blico, propriedade privada... O aumento do n mero de constru es de edif cios nas cidades representa uma interfer ncia no campo visual, em geral, com elevado preju zo est tico, uma vez que tais constru es permanecem longos per odos envoltas em telas de prote o, geralmente em p ssimo estado. Diante desse cen rio, consideraremos que o estado do Paran aprovou um item da lei que determina que as construtoras devem revestir os edif cios em fase de constru o com telas bem fixadas e de qualidade, com conte do est tico aprovado por uma comiss o formada por designers, arquitetos e artistas. A cidade de Londrina optou por um trompe l oeil com o tema Floresta Urbana, t cnica que, por meio do uso da perspectiva, cria uma ilus o ptica que mostra objetos ou formas os quais n o existem realmente. O termo prov m de uma express o em l ngua francesa que significa engana o olho e usada principalmente em pintura ou arquitetura. Embora a express o tenha origem no per odo barroco, quando os artistas faziam muito o uso da t cnica, esta j era conhecida dos gregos e romanos e utilizada em murais, como, por exemplo, os de Pompeia, onde o t pico mural trompe l oeil mostrava uma janela, porta ou corredor, com a finalidade de, visualmente, aumentar o aposento. Com o superior entendimento das t cnicas de desenho e perspectiva alcan ados ap s o Renascimento, os artistas maneiristas e barrocos passaram a fazer uso do trompe l oeil em seus trabalhos, explorando os limites entre imagem e realidade, sobretudo no domo das igrejas, abrindo metaforicamente o espa o interno das igrejas e catedrais. Alguns arquitetos italianos, a exemplo de Francesco Borromini, utilizaram a t cnica em seus projetos arquitet nicos, variando discretamente o tamanho de colunas e arcos, procurando aumentar visualmente o espa o. Atualmente, os grafiteiros se apropriaram do trompe l oeil e das modernas tintas resistentes ao clima para dar realce a becos e paredes cegas de edif cios urbanos. Na imagem que segue, observamos 3 edif cios atr s da t pica casa de madeira nas proximidades do lago Igap na cidade de Londrina, em um bairro no qual, at h pouco tempo, cultivavam lavoura e onde antigamente havia uma floresta cuja madeira forneceu a mat ria-prima para a constru o da casa presente na imagem. 2 v deo e o texto, desenvolva as seguintes ir do v deo, elementos visuais que representem o . C) Construa uma composi o utilizando os elementos gr f item anterior. ente os elementos selecionados. en rio descrito no texto, aplique, de modo criativo, a composi o (constru da no item C) nos edif cios ainda em constru o, e de fachada, a fim de estabelecer harmonia com o entorno, gerando um trompe l'oeil com o tema Floresta Urbana.

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Additional Info : PROVA DA 2ª FASE - 07/12/2010
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