Popular ▼   ResFinder  

UEM Vestibular de 2010 - Conhecimentos Específicos: Artes

8 páginas, 20 perguntas, 1 perguntas com respostas, 1 respostas total,    0    0
vestibular
  
+Fave Message
 Página Inicial > vestibular > UEM (Universidade Estadual de Maringá) >

Instantly get Model Answers to questions on this ResPaper. Try now!
NEW ResPaper Exclusive!

Formatting page ...

Prova 3 Artes QUEST ES OBJETIIVAS -- VESTIIBULAR DE VER O 2010 QUEST ES OBJET VAS VEST BULAR DE VER O 2010 o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRI O: NOME DO CANDIDATO: IINSTRU ES PARA A REALIIZA O DA PROVA NSTRU ES PARA A REAL ZA O DA PROVA o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRI O e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira. 2. Confira se o n mero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver diverg ncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o Caderno de Provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Ap s o sinal, confira se este caderno cont m 40 quest es objetivas (20 de cada mat ria) e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo m nimo de perman ncia na sala de 2 horas ap s o in cio da resolu o da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est inclu do o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos n meros associados s proposi es verdadeiras. Para cada quest o, preencha sempre dois alv olos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: quest o 13, resposta 09 (soma das proposi es 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anota o das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir -lo hoje, nesta sala, no hor rio das 13h15min s 13h30min, mediante apresenta o do documento de identifica o do candidato. Ap s esse per odo, n o haver devolu o. 9. Ao t rmino da prova, levante o bra o e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anota o das Respostas. ....................................................................................................................... Corte na linha pontilhada. RASCUNHO PARA ANOTA O DAS RESPOSTAS VESTIIBULAR DE VER O 2010 PROVA 3 RASCUNHO PARA ANOTA O DAS RESPOSTAS VEST BULAR DE VER O 2010 PROVA 3 o N. DE ORDEM: 01 02 03 NOME: 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 UEM Comiss o Central do Vestibular Unificado GABARITO 1 16 17 18 19 20 ARTES Quest o Quest o 01 Sobre a pintura n o figurativa ou abstrata, assinale o que for correto. 01) O pintor norte-americano Jackson Pollock tornou-se famoso pelas representa es de elementos geom tricos. 02) A pintura n o figurativa pressup e a exist ncia de um t tulo claro o suficiente para que o seu tema seja perfeitamente compreendido. 04) Com a pintura n o figurativa, a quest o da pr tica da representa o em perspectiva deixa de ter import ncia. 08) A pintura de C zanne, que era, inicialmente, figurativa, tendeu, paulatinamente, ao abstracionismo. 16) Picasso, um dos artistas mais representativos, influentes e conhecidos do s culo passado, n o praticou a pintura n o figurativa. Sobre a arquitetura modernista, assinale o que for correto. 01) O arquiteto franco-su o Le Corbusier teve uma atua o profissional bastante destacada, durante o regime colaboracionista de Vichy. 02) A Bauhaus foi fechada durante o regime nazista, e muitos dos seus professores emigraram para os Estados Unidos da Am rica, pa s no qual continuaram a exercer a sua profiss o. 04) No in cio do s culo passado, os arranha-c us do bairro nova-iorquino de Manhattam, s mbolos de modernidade e de inova o, eram cones representativos da arquitetura do Movimento Moderno. 08) Nos Estados Unidos da Am rica, o arquiteto mais representativo da arquitetura modernista foi Frank Lloyd Wright. 16) De uma maneira geral, a arquitetura modernista foi recusada esteticamente pelos regimes ditatoriais do s culo passado, que preferiam a est tica neocl ssica. Quest o Quest o 02 Sobre a arte de vanguarda dos s culos passados, assinale o que for correto. 01) Os artistas identificados como pertencentes ao movimento est tico conhecido pelo nome de Fauvismo praticavam uma arte em que as cores eram arbitr rias em rela o ao referente. 02) O Expressionismo alem o inaugurou as vanguardas europeias, ao representar, entre outras quest es, o car ter sombrio da exist ncia humana. 04) As pinturas mais conhecidas de Gauguin eram representa es da vida cotidiana e do dinamismo das grandes metr poles europeias. 08) O Impressionismo franc s chocou o p blico, inicialmente, porque as suas pinturas pareciam simples esbo os n o conclu dos. 16) Durante um determinado per odo, o pintor neerland s Van Gogh atravessou uma fase est tica na qual certo sentimento de religiosidade se associava a preocupa es sociais. 03 04 Sobre a arte neocl ssica, assinale o que for correto. 01) Na pintura que representa o coroamento do Imperador Napole o I, obra do pintor Jacques-Louis David, o interior da catedral Notre Dame de Paris foi devidamente transformado em um ambiente arquitet nico cl ssico. 02) Apesar da revaloriza o dos ideais est ticos cl ssicos, n o se fazia arquitetura religiosa nesse estilo, justamente porque as civiliza es da Antiguidade cl ssica eram pag s. 04) De uma maneira geral, a est tica neocl ssica estava profundamente influenciada pelo movimento Rom ntico. 08) Em termos arquitet nicos, a est tica neocl ssica n o era unificada, uma vez que a Antiguidade cl ssica era abordada com certa liberdade. 16) A escultura cl ssica, tendo herdado os valores do estilo anterior, possu a movimento e drama, que eram considerados valores est ticos positivos. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2010 Prova 3 Artes 2 Quest o 05 Quest o Sobre as artes do s culo XVII, assinale o que for correto. 01) Durante esse s culo, a arquitetura barroca foi largamente praticada no Brasil, principalmente na regi o de Minas Gerais. 02) Durante esse per odo, a cidade de Roma passou por um per odo de grande desenvolvimento art stico, principalmente devido ao incentivo da Igreja. 04) Os atuais Pa ses Baixos, estando sob a domina o espanhola, n o conseguiram, por falta de recursos econ micos, desenvolver uma produ o art stica importante durante esse per odo. 08) A escultura David, obra maior de Bernini, um dos marcos art sticos desse per odo. 16) A Fran a, devido s dr sticas mudan as sociais ocasionadas pela Revolu o Francesa, conheceu um retorno aos valores est ticos cl ssicos. Quest o 06 Quest o Sobre as artes medievais, assinale o que for correto. 01) Como havia uma proibi o religiosa, os art fices mu ulmanos n o praticavam a representa o do real. 02) A arquitetura religiosa G tica, do per odo denominado de Tardio, tinha a sua particularidade, entre outros fatores, pelo uso de elementos decorativos, em forma de chamas. 04) A arquitetura praticada na Europa ocidental, durante o s culo XI, denominada de Romana, devido ao uso generalizado de ab badas. 08) Os art fices do Imp rio Bizantino eram conhecidos pela excel ncia na arte dos mosaicos e da escultura. 16) O per odo das grandes peregrina es na Europa ocidental foi uma poca em que muitas catedrais foram constru das. Quest o Sobre as artes no Renascimento, assinale o que for correto. 01) No s culo XV, j n o se praticava mais a t cnica da pintura afresco. 02) De uma maneira geral, o artista renascentista n o era um especialista, porque praticava v rias express es art sticas. 04) Os artistas desse per odo associaram a sua arte s ci ncias, como ao estudo da anatomia humana. 08) Com a cria o das primeiras universidades ainda durante a Idade M dia, o artista, no Renascimento, passa a ter uma forma o acad mica. 16) De uma maneira geral, pode-se afirmar que a representa o da figura humana, nos retratos desse per odo art stico, tendeu a certo realismo. 08 09 Sobre a arquitetura e o urbano da Roma antiga, assinale o que for correto. 01) Ao contr rio da arquitetura grega, a arquitetura romana estava baseada unicamente em c pulas e ab badas. 02) A cidade de Roma n o possu a aquedutos para o seu abastecimento, porque era cortada pelo Tibre. 04) Os art fices romanos praticavam a representa o da figura humana em pinturas afresco, esculturas e mosaicos. 08) Devido ao seu eficiente e numeroso ex rcito, as cidades romanas prescindiam de muralhas. 16) Conhece-se a arquitetura romana, entre outras raz es, porque um livro escrito por um arquiteto chegou at a poca contempor nea. 07 Sobre a arquitetura renascentista, assinale o que for correto. 01) Foi uma poca em que muitos tratados de arquitetura foram escritos. 02) Leon Battista Alberti teve uma atua o que se restringiu cidade de Floren a. 04) Os pal cios renascentistas italianos s o constru es que se organizam espacialmente em torno de um p tio central. 08) De uma maneira geral, diz-se que o arquiteto italiano Bramante iniciou esse per odo art stico. 16) Devido a quest es ideol gicas, durante esse per odo art stico n o houve, na It lia, nenhuma arquitetura associada ao G tico. Quest o 10 Sobre a arte da Gr cia antiga, assinale o que for correto. 01) Os gregos n o praticavam nenhum tipo de pintura. 02) A arquitetura religiosa grega estava baseada no sistema arquitravado. 04) Os templos gregos comportavam, na maioria das vezes, esculturas dos deuses. 08) Na civiliza o da Gr cia antiga, as esculturas tinham uma fun o meramente est tica. 16) As artes tinham, no mundo grego, uma fun o muito semelhante quela conhecida no mundo moderno. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2010 Prova 3 Artes 3 Quest o 11 Quest o medida que a t cnica e depois a tecnologia invadiram os meios de produ o, acabaram provocando tamb m o surgimento de novas formas art sticas nas quais foi ultrapassada a r gida separa o entre obras de arte e objetos produzidos com a interfer ncia de m quinas. PROEN A, Gra a. Hist ria da arte. S o Paulo: tica, 2007, p. 365. Considerando esse texto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) O desenvolvimento tecnol gico teve pouca influ ncia sobre o surgimento das vertentes musicais denominadas concreta e eletr nica, de meados de 1940. 02) O cinema e a fotografia s o exemplos expressivos desse relacionamento entre arte e tecnologia. 04) Desde seu surgimento, o cinema tem sofrido poucas transforma es tecnol gicas. 08) O desenvolvimento tecnol gico explorado por compositores, como Pierre Schaeffer e K. Stockhausen, influenciou m sicos populares de diversas correntes, como os Beatles e, posteriormente, a m sica eletr nica pop. 16) Na produ o art stica das artes visuais dos s culos XX e XXI, n o encontramos influ ncia da tecnologia. Quest o 13 Assinale a(s) alternativa(s) correta(s), considerando os compositores representantes de cada per odo hist rico. 01) Antonio Vivaldi (Barroco), Franz Liszt (Classicismo), Arnold Schoenberg (Romantismo) e J. S. Bach (s culo XX). 02) L. Van Beethoven (Barroco), P. I. Tchaikovsky (Classicismo), W. A. Mozart (Romantismo) e A. Schoenberg (s culo XX). 04) Antonio Vivaldi (Barroco), W. A. Mozart (Classicismo), F. Chopin (Romantismo) e A. Schoenberg (s culo XX). 08) W. A. Mozart (Barroco), Heitor Villa-Lobos (Classicismo), F. Chopin (Romantismo) e F. Liszt (s culo XX). 16) J. S. Bach (Barroco), L. Van Beethoven (Classicismo), P. I. Tchaikovsky (Romantismo) e Heitor Villa-Lobos (s culo XX). 12 As diversas artes podem ser entendidas e estudadas de diversas formas. Nesse sentido, podemos considerar que cada forma de arte tem seus elementos formais. Considerando essa afirma o, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os principais elementos formais da m sica tradicional s o a altura, a dura o e a intensidade. 02) A linha e a cor s o par metros usados inequivocamente para a classifica o de notas musicais. 04) O movimento corporal um dos elementos formais da dan a. 08) O espa o dram tico o elemento formal mais importante da m sica. 16) As artes visuais n o t m elementos formais bem definidos, o que dificulta sua abordagem anal tica. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2010 Prova 3 Artes 4 Quest o 14 Quest o interessante notar que essas tend ncias articulam, de um modo geral, elementos culturais locais e globais. O Sertanejo mistura aspectos da m sica caipira, do brega e do pop internacional; o Neo-pagode, aspectos da roda de samba e do fundo de quintal com o pop; o Ax mescla o samba baiano com o reggae; o Manguebeat articula elementos dos g neros populares pernambucanos com a m sica pop. Apenas o Rap parece fazer o caminho inverso ao reproduzir o estilo caracter stico dos jovens negros e latinos dos bairros pobres das grandes cidades norte-americanas, incorporando tem ticas ligadas ao duro cotidiano das periferias das metr poles brasileiras. ZAN, J. R. M sica popular brasileira, ind stria cultural e identidade. EccoS Rev. Cient., S o Paulo, Uninove, v. 3, n. 1, jun. 2001, p. 119. A partir do texto acima, que discute quest es acerca da ind stria cultural, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os processos econ micos de globaliza o da cultura tendem a descaracterizar as culturas locais, impulsionando uma homogeneiza o das pr ticas art sticas. 02) Apesar de algumas cr ticas realizadas por pensadores da atualidade, a Ind stria Cultural n o tem exercido grande influ ncia nas pr ticas musicais da sociedade brasileira. 04) No caso da rela o entre dan a e Ind stria Cultural, poss vel afirmar que algumas dan as criadas e divulgadas pela Ind stria Cultural t m, por meio de movimentos de grande apelo sexual, vulgarizado o corpo e, consequentemente, o dan arino. 08) Quanto mais a vida social torna-se mediada pelo marketing global de estilos, lugares e imagens, mais as identidades pessoais tornam-se descart veis. 16) A m sica sertaneja atual encontra-se isenta de influ ncias da Ind stria Cultural. Prova disso a resist ncia que compositores e int rpretes desse estilo t m em incluir valores e estilos norte-americanos em sua m sica e em suas vestimentas. 15 Um soci logo teria em nosso meio um campo interessant ssimo de estudos em numerosos grupos de nossa popula o, distintos entre si. Sem sair de Curitiba, teria a seu dispor materiais etnogr ficos para estudar a diversidade de usos e costumes, de temperamento e de car ter, de intelig ncia e de imagina o, que nos fazem a sociedade mais cosmopolita do Brasil. SALTURI, Luis Afonso. Paranismo, movimento art stico do sul do Brasil no in cio do S culo XX. In: Perif ria, n. 11, dez. 2009. Dispon vel em: <www.periferia.name>. Acesso em: 22 out. 2010. Considerando o texto, assinale as(s) alternativa(s) correta(s). 01) O texto apresenta pontos de apoio ao movimento regionalista denominado Paranismo. 02) O Paranismo, que influenciou artistas pl sticos, literatos, entre outros, foi amplamente preservado e sobrevive solidamente at os dias de hoje. 04) O Paranismo exerceu forte influ ncia em obras de artistas de outros estados, inclusive contribuindo para o desenvolvimento da Semana de Arte Moderna de 1922. 08) No campo das artes visuais, podemos considerar Jo o Turin e Lange de Morretes como representantes do movimento Paranista. 16) As caracter sticas centralizadoras do governo de Get lio Vargas, as quais n o viam os regionalismos com bons olhos, contribu ram para a derrocada do Paranismo, por volta dos anos de 1940. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2010 Prova 3 Artes 5 Quest o 16 Quest o Em in meros momentos da hist ria da arte no Brasil, podemos encontrar express es art sticas que pretendiam, de alguma forma, a retomada ou fortalecimento de uma express o de valores nacionais em detrimento de t cnicas, est ticas ou po ticas influenciadas ou provenientes de correntes estrangeiras. Nesse sentido, correto afirmar que 01) Carlos Gomes foi um dos mais importantes compositores brasileiros a impulsionar a m sica inspirada no folclore de nosso pa s. 02) o Movimento Pau-Brasil, encabe ado por Oswald de Andrade, postulava que os artistas deveriam criar tendo como ponto de partida as ra zes nacionais. 04) o compositor Heitor Villa-Lobos considerado o pai do nacionalismo musical brasileiro no s culo XX. 08) a obra do pintor Pedro Am rico de Figueiredo e Melo, autor do quadro Independ ncia ou morte , fortemente calcada em aspectos folcl ricos brasileiros. 16) a obra de Di Cavalcanti, que foi influenciada por pintores como Picasso, Gauguin e Matisse, apresenta pouca rela o com a cultura de nosso pa s. 17 Considere o texto a seguir de M rio de Andrade, extra do de sua obra Pauliceia desvairada, e assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Belo da arte: arbitr rio, convencional, transit rio quest o de moda. Belo da natureza: imut vel, objetivo, natural tem a eternidade que a natureza tiver. Arte n o consegue reproduzir natureza, nem este seu fim. Todos os grandes artistas, ora consciente (Rafael das Madonas, Rodin de Balzac, Beethoven da Pastoral, Machado de Assis do Braz Cubas), ora inconscientemente (a grande maioria) foram deformadores da natureza. Donde infiro que o belo art stico ser tanto mais art stico, tanto mais subjetivo quanto mais se afastar do belo natural. Outros infiram o que quizerem. Pouco me importa. ANDRADE, M rio de. Paulicea desvairada. S o Paulo: Casa Mayen a, 1922, p. 18. 01) Nesse texto, M rio de Andrade realiza uma defesa s t cnicas de pintura apoiadas no Realismo naturalista. 02) latente, no texto, uma oposi o entre posturas que pretendiam a arte como c pia do real e artistas que almejavam uma liberdade criadora. 04) O pensamento expresso por M rio de Andrade caracter stico do Movimento Modernista brasileiro. 08) Monteiro Lobato foi um dos mais importantes defensores dos ideais da Semana de Arte Moderna de 1922, tendo louvado as afirma es do texto de M rio de Andrade. 16) Lasar Segall e Anita Malfatti s o dois artistas que se encaixam na vertente de arte n o naturalista evidenciada no texto de M rio de Andrade. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2010 Prova 3 Artes 6 Quest o 18 Quest o Desde meados do s culo XVII, o governo brit nico procurava estabelecer uma colabora o entre as artes e a ind stria artesanal, por meio da Society of Arts. Mas foi em 1835 que as escolas oficiais de desenho foram criadas com o objetivo de aprimorar o design das manufaturas e tornar a arte compat vel com a industrializa o. PROEN A, Gra a. Hist ria da arte. S o Paulo: tica, 2007, p. 185. Com base nesse texto, assinale o que for correto sobre o Art Nouveau. 01) Esse estilo foi criado no s culo XIX, e um dos seus locais de origem foi a B lgica, que era, na ocasi o, um pa s muito industrializado. 02) Compreendem-se como Art Nouveau v rias manifesta es art sticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura. 04) Como o Brasil teve uma industrializa o tardia, n o houve nenhuma manifesta o art stica desse estilo no pa s. 08) A arte de Victor Horta uma das mais not veis realiza es arquitet nicas desse per odo. 16) Por ser considerada como arte menor , a produ o de mobili rio jamais foi compreendida a partir da denomina o Art Nouveau. Quest o 20 Sobre a arquitetura contempor nea, assinale o que for correto. 01) Sendo por demais nost lgicos, os arquitetos envolvidos na produ o da arquitetura contempor nea jamais conseguiram realizar uma cr tica arquitetura do Movimento Moderno. 02) Os arquitetos contempor neos, de uma maneira geral, n o se contentam em realizar apenas a sua obra projetual, mas alguns desenvolveram uma obra te rica, como Rem Koolhaas, Aldo Rossi e Richard Rogers. 04) O museu Guggenheim, constru do na cidade de Nova Iorque, uma das obras m ximas do arquiteto Frank O Gehry. 08) Os arquitetos Oscar Niemayer e Paulo Mendes da Rocha foram os nicos arquitetos brasileiros agraciados com o Pr mio Pritzker. 16) H uma proibi o de estrangeiros atuarem profissionalmente no Brasil, assim, n o h nenhuma obra de arquitetos estrangeiros no pa s. 19 Sobre a fotografia e o cinema, assinale o que for correto. 01) A linguagem do cinema, ap s passar por um r pido desenvolvimento ao longo do s culo passado, acabou por se estabilizar. 02) A fotografia e o cinema n o t m uma rela o est tica direta, apesar de serem ambas as artes recentes. 04) Inicialmente, a fotografia era vista mais como uma proeza t cnica do que como arte. 08) O p blico, inicialmente, teve certa dificuldade em compreender a narrativa dos filmes, devido ao fato de ser uma t cnica nova, com uma linguagem pr pria. 16) A fotografia uma arte aut noma e jamais esteve aliada a outras manifesta es art sticas. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2010 Prova 3 Artes 7 Gabarito Definitivo Prova 3 Conhecimentos Espec ficos ARTES GABARITO 1 QUEST O Resposta Altenativa(s) Correta(s) 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 12 25 26 09 10 22 05 18 20 06 10 05 20 13 25 06 22 11 12 10 04-08 01-08-16 02-08-16 01-08 02-08 02-04-16 01-04 02-16 04-16 02-04 02-08 01-04 04-16 01-04-08 01-08-16 02-04 02-04-16 01-02-08 04-08 02-08 GABARITO 2 Resposta 10 12 11 22 06 25 13 20 05 10 06 20 18 05 22 10 09 26 25 12 Altenativa(s) Correta(s) 02-08 04-08 01-02-08 02-04-16 02-04 01-08-16 01-04-08 04-16 01-04 02-08 02-04 04-16 02-16 01-04 02-04-16 02-08 01-08 02-08-16 01-08-16 04-08 GABARITO 3 Resposta 10 20 25 12 12 26 10 20 05 13 06 11 25 22 09 18 06 05 10 22 Altenativa(s) Correta(s) 02-08 04-16 01-08-16 04-08 04-08 02-08-16 02-08 04-16 01-04 01-04-08 02-04 01-02-08 01-08-16 02-04-16 01-08 02-16 02-04 01-04 02-08 02-04-16 GABARITO 4 Resposta 06 10 20 12 11 22 05 22 06 10 25 09 26 13 25 05 12 10 18 20 Altenativa( Correta(s 02-04 02-08 04-16 04-08 01-02-08 02-04-16 01-04 02-04-16 02-04 02-08 01-08-16 01-08 02-08-16 01-04-08 01-08-16 01-04 04-08 02-08 02-16 04-16

Formatting page ...

Top Contributors
to this ResPaper
(answers/comments)


Lucas Silva

(1)

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

Formatting page ...

 

  Print intermediate debugging step

Show debugging info


 


Tags : uem, uem vestibular, uem provas, uem provas resolvidas, uem provas anteriores, gabaritos uem, vestibular brasil, vestibular provas, provas de vestibular com gabarito, vestibular provas anteriores, vestibular Gabaritos, provas de vestibular, vestibular provas e gabaritos, provas resolvidas, enem, fuvest, unicamp, unesp, ufrj, ufsc, espm sp, cefet sp, enade, ETECs, ita, fgv-rj, mackenzie, puc-rj, puc minas, uel, uem, uerj, ufv, pucsp, ufg, pucrs  

© 2010 - 2025 ResPaper. Terms of ServiceFale Conosco Advertise with us

 

vestibular chat