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UEM Vestibular de 2009 - Conhecimentos Específicos: Artes

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Prova 3 Artes QUEST ES OBJETIIVAS QUEST ES OBJET VAS o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRI O: NOME DO CANDIDATO: IINSTRU ES PARA A REALIIZA O DA PROVA NSTRU ES PARA A REAL ZA O DA PROVA o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRI O e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira. 2. Confira se o n mero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver diverg ncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Ap s o sinal, confira se este caderno cont m 20 quest es objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo m nimo de perman ncia na sala de 2 h ap s o in cio da resolu o da prova. 6. No tempo destinado a esta prova, est inclu do o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos n meros associados s proposi es verdadeiras. Para cada quest o, preencha sempre dois alv olos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: quest o 13, resposta 09 (soma das proposi es 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anota o das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir -lo hoje, nesta sala, no hor rio das 13h15min s 13h30min, mediante apresenta o do documento de identifica o do candidato. Ap s esse per odo, n o haver devolu o. 9. Ao t rmino da prova, levante o bra o e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anota o das Respostas. ....................................................................................................................... Corte na linha pontilhada. RASCUNHO PARA ANOTA O DAS RESPOSTAS PROVA 3 RASCUNHO PARA ANOTA O DAS RESPOSTAS PROVA 3 o N. DE ORDEM: 01 02 03 NOME: 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 UEM Comiss o Central do Vestibular Unificado GABARITO 1 16 17 18 19 20 ARTES Quest o Quest o 01 A respeito do cinema brasileiro da d cada de 1960 at os nossos dias, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Uma caracter stica marcante de v rios criadores ligados ao chamado Cinema Novo foi o confronto permanente entre as mazelas do Brasil rural e a ideia cada vez mais espalhada entre as classes medias urbanas de que o Pa s rumava a passos seguros para a riqueza e o progresso. 02) Cinema Boca do Lixo foi uma express o consagrada para caracterizar filmes de baixo custo, que quase sempre empregavam atores e atrizes pouco conhecidos do grande p blico e cujos conte dos estavam associados a tem ticas rurais t picas da cinematografia paulistana tradicional. 04) Dona Flor e seus Dois Maridos , de Bruno Barreto, baseado no livro hom nimo de Jorge Amado, e A Dama do Lota o , de Neville de Almeida, baseado em uma pe a de Nelson Rodrigues, ambos da d cada de 1970, questionaram a moralidade sexual dominante em plena vig ncia da Ditadura Militar. 08) Filmes como Cidade de Deus , de Fernando Meirelles, Carandiru , de Hector Babenco, e Lisbela e o Prisioneiro ,de Guel Arraes, s o marcos de uma fase, iniciada em meados da d cada de 1990, que ficou conhecida como retomada do cinema nacional. 16) Um dos fatores que contribuem para o grande sucesso de p blico de v rios filmes brasileiros recentes a grande habilidade dos diretores e produtores de separarem dois universos art sticos distintos: o cinematogr fico e o televisivo. 02 A Lei n 10.639, assinada pelo Presidente Luiz In cio Lula da Silva, em 10 de janeiro de 2003, tornou obrigat rio em todas as escolas do Pa s o estudo da hist ria da frica e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na forma o da sociedade nacional, resgatando a contribui o do povo negro nas reas social, econ mica e pol tica pertinentes hist ria do Brasil. A respeito dos elementos culturais e sociais mencionados na referida lei, assinale o que for correto. 01) A capoeira n o pode ser considerada uma contribui o exclusivamente africana, pois ela s se desenvolveu gra as aos contatos entre os negros e os imigrantes orientais que, no final do s culo XIX, introduziram as artes marciais no Brasil. 02) Em v rias de suas manifesta es, a cultura afro-brasileira resulta da adapta o de elementos de origem africana ao ambiente natural, social e cultural constru do pelas sociedades escravistas coloniais na Am rica. 04) Religi o polite sta, o Candombl forneceu elementos de inspira o para compositores musicais, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, e a diversos artistas pl sticos. 08) O ensino de L ngua e Literatura n o foi inclu do na lei acima referida, pois o idioma portugu s falado no Brasil n o sofreu nenhum tipo de influ ncia dos idiomas usados pelos africanos. 16) O sucesso dos negros brasileiros nos esportes, na m sica e, mais recentemente, no cinema e na televis o uma prova evidente de que h muito tempo n o existe discrimina o racial no Brasil. Quest o 03 Muitos artistas, apesar de sua versatilidade, de sua capacidade de trabalhar com diferentes linguagens pl sticas e de aderirem a diferentes movimentos e estilos, acabam identificados pelo grande p blico com um tipo b sico de proposta est tica. Diante disso, assinale o que for correto. 01) Pablo Picasso e Georges Braque ficaram associados formula o do projeto pict rico conhecido como Cubismo. 02) Salvador Dali e Ren Magritte criaram v rias obras que fixaram as principais caracter sticas do Surrealismo. 04) Wassily Kandinsky e Piet Mondrian t m seus nomes relacionados ao Abstracionismo. 08) Apesar de suas diferen as, Andy Warhol e Roy Lichtenstein s o considerados os nomes mais expressivos da chamada Pop Art. 16) Jackson Pollock e Jasper Johns ficaram famosos por seu projeto de retorno radical ao realismo figurativo. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2009 Prova 3 Artes 2 Quest o 04 Abstracionismo o movimento art stico do s culo XX que abandonou a representa o figurativa da arte, ou seja, a busca da imita o da natureza ou de sua apar ncia vis vel. Caracterizou-se pela pesquisa a respeito da linguagem art stica linhas, espa os e cores. O Abstracionismo foi uma conquista de diversos movimentos de ruptura art stica iniciados pelo Impressionismo. (COSTA, Cristina. Quest es de Arte. S o Paulo: Moderna, 2004, p. 109). A respeito desse movimento no Brasil, assinale o que for correto. 01) Seus primeiros grandes expoentes foram os pintores modernistas, embora de forma o cl ssica, Heitor dos Prazeres, C ndido Portinari e Alberto Guignard. 02) O combate incans vel contra a representa o figurativa deu o tom das obras de Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Djanira da Motta e Silva. 04) Como em outros pa ses, o projeto abstracionista enfrentou forte resist ncia dos setores acad micos comprometidos com os ideais neocl ssicos das belas-artes. 08) Ap s seu chocante impacto inicial, o abstracionismo transp s as galerias e os museus e tamb m passou a ser praticado na pintura destinada decora o de empresas e s atividades publicit rias. 16) O ensino vanguardista ministrado nas Escolas de Artes do Rio de Janeiro e de S o Paulo, em finais do s culo XIX e in cios do s culo XX, introduziu o projeto abstracionista no Brasil. Quest o 05 No romantismo franc s, o homem perde a soberania. As mulheres passam a ser objeto de adora o. O homem vive na rbita de sua misteriosa for a, de sua superioridade sexual demonstrada pela maternidade. Ela complementa o homem, mas o seu papel o de esposa e m e, submissa e dependente. Ao mesmo tempo, ela vista como dominadora, manipula os homens, conduz o relacionamento. (OLIVEIRA, Malu. Homem e Mulher a Caminho do S culo XXI. S o Paulo: tica, 1997, p. 36). Acerca das figuras femininas na arte rom ntica, assinale o que for correto. 01) O extraordin rio e famoso quadro A Liberdade guiando o povo, de Eug ne Delacroix, uma exalta o Revolu o de 1830, na Fran a, faz da mulher um s mbolo materno a conduzir, com a bandeira francesa na m o, os filhos da p tria. 02) Personagens retiradas das mitologias e religi es da Antiguidade, como Salom e Semiramis, serviram para retratar os tra os dominadores e manipuladores, que muitos rom nticos atribu am s mulheres. 04) Alguns rom nticos contribu ram para fortalecer as fantasias er ticas ocidentais, como foi o caso daqueles que se dedicaram pintura de odaliscas e cativas sensuais, bem como dos que acreditavam ser desregrada a vida nos har ns orientais. 08) Ao contr rio dos pintores, os romancistas ligados ao Romantismo n o se interessavam de forma direta por personagens femininos, preferindo a caracteriza o de her is galantes, aventureiros e conquistadores. 16) A express o art stica das obsess es masculinas descritas pelo texto chegou ao auge com Leonardo da Vinci, que fez da Mona Lisa e de Santa Ana as s nteses de todas os tra os femininos desvalorizados pelos rom nticos. Quest o 06 Sobre a arquitetura no s culo XIX, correto afirmar: 01) Em parte da Europa Ocidental, predominava, em arquitetura, o Historicismo. 02) A produ o em larga escala de materiais como o vidro e o ferro afetou, de maneira imediata, a pr tica dos arquitetos, que por essa raz o abandonaram a est tica cl ssica. 04) Ap s a queda de Napole o Bonaparte, o Neoclassicismo, como corrente est tica, foi completamente banido da Europa. 08) Por raz es pol ticas, o Neoclassicismo jamais foi praticado no Brasil Imp rio, uma vez que esta corrente art stica estava associada ao regime de Napole o Bonaparte. 16) N o se pode considerar o Neoclassicismo como uma pr tica uniforme, posto que se pode dividi-lo em neogrego e neorromano. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2009 Prova 3 Artes 3 Quest o 07 Quest o Sobre a arte barroca, correto afirmar: 01) A Fran a o pa s que, no s culo XVII, mais bem representou o esp rito do Barroco, com uma arte marcada pela express o das emo es n o contidas. 02) Na arte barroca, a pintura italiana marcada pelo drama, com uso bastante expressivo da t cnica do claro-escuro. 04) O termo barroco pode ser utilizado com corre o para definir a arte produzida em lapsos temporais diferentes dos s culos XVII e XVIII. 08) O interior das igrejas, no s culo XVII na It lia, marcado pelo claro-escuro e pela express o das linhas curvas. 16) Por raz es econ micas e pol ticas, a arte barroca n o foi praticada no Brasil col nia, tendo os artistas brasileiros ficado restritos a pr ticas maneiristas. Quest o 08 Sobre a arte medieval na Europa Ocidental, correto afirmar: 01) A maioria das igrejas medievais era um conjunto art stico contendo pinturas e esculturas. 02) Os povos germ nicos que se instalaram na parte ocidental do Imp rio Romano eram chamados de b rbaros porque n o praticavam nenhum tipo de arte. 04) Na Idade M dia, a pintura afresco era praticada apenas nos mosteiros. 08) Os pintores medievais desconheciam todo sistema de perspectiva, que , como se sabe, uma cria o renascentista. 16) Por quest es religiosas, nem todos os sacerdotes, durante a Idade M dia, admitiam a representa o figurativa. Quest o Os homens do Renascimento tinham consci ncia de viver em uma poca diferente da medieval, que repudiavam como a Idade das Trevas (ARRUDA, Jos J. de A.; PILETTI, Nelson. Toda a Hist ria: Hist ria Geral e Hist ria do Brasil. S o Paulo: tica, 1996, p.132). Com base nessa asser o acima, assinale a(s) a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arte renascentista. 01) O Renascimento implica uma retomada dos valores culturais e est ticos da Antiguidade Cl ssica, carecendo, por essa raz o, de originalidade. 02) Al m de renomado pintor e escultor, Palladio foi reconhecido como um grande arquiteto. 04) O Renascimento foi um fen meno t pico da It lia, n o tendo jamais chegado nem Fran a nem Alemanha. 08) A valoriza o do papel a ser desempenhado pelo homem no mundo, chamada de Humanismo, transparece na arte renascentista. 16) A chamada perspectiva cient fica ou de ponto de fuga nico foi desenvolvida a partir do estudo de tratados de artistas romanos e gregos. 09 10 (...), a arte romana assimilou, da arte greco-helen stica, a busca por expressar um ideal de beleza, e da arte etrusca, mais popular, a preocupa o em expressar a realidade vivida (PROEN A, Gra a. Hist ria da Arte. S o Paulo: tica, 2007, P. 43). Com base no que est exposto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Na maioria das vezes, a casa romana, conhecida por domus, tinha os seus c modos iluminados e ventilados por um p tio interno, prescindindo, desta maneira, de outras aberturas para o exterior. 02) Devido habilidade conquistada pelos art fices romanos na arte do mosaico, a pr tica da pintura foi paulatinamente desaparecendo. 04) Os construtores romanos do Ocidente s o respons veis pela cria o da t cnica de recobrir com uma c pula os espa os quadrados e retangulares, como se v no caso do Pante o. 08) Por n o conhecerem a arte do retrato, os art fices romanos expressavam a busca de um ideal de beleza esculpindo bustos. 16) As esculturas romanas, ao contr rio do que normalmente se pensa, eram coloridas e n o monocrom ticas. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2009 Prova 3 Artes 4 Os excertos a seguir servem de apoio para as quest es 11 e 12. Excertos P s-modernismo o nome aplicado s mudan as ocorridas nas ci ncias, nas artes e nas sociedades avan adas desde 1950, quando, por conven o, se encerra o modernismo (1900-1950). Ele nasce com a arquitetura e a computa o nos anos 50. Toma corpo com a arte Pop nos anos 60. Cresce ao entrar pela filosofia, durante os anos 70, como cr tica da cultura ocidental. E amadurece hoje, alastrando-se na moda, no cinema, na m sica e no cotidiano programado pela tecnoci ncia, (...) sem que ningu m saiba se decad ncia ou renascimento cultural. (SANTOS, Jair Ferreira dos. O Que P sModerno. S o Paulo: Brasiliense, 1988, p. 7-8). Entre as muitas tend ncias em que se dividem as cria es art sticas chamadas de p s-modernas est o o Happening, a Arte Conceitual, a Arte por Computador, a Minimal Art e a Body Art. (...) Conhecer cada um desses movimentos n o uma tarefa simples, pois sua defini o n o uma quest o plenamente resolvida pelos cr ticos de arte. E para tempos em que as pr prias obras de arte est o em quest o, qual a relev ncia de identificar caracter sticas particularizadoras desses movimentos? (PROEN A, Gra a. Hist ria da Arte. S o Paulo: tica, 2007, p. 357). Quest o 11 A leitura dos excertos permite concluir que termos como p s-moderno e p s-modernismo 01) s o t o imprecisos que n o conv m continuar a empreg -los para falar de aspectos da Arte Contempor nea. 02) s o v lidos, quando se referem a certas pr ticas art sticas caracter sticas dos ltimos 50 anos, mas deve-se evitar aplic -los a um passado mais distante. 04) apesar das dificuldades para defini-los ajudam-nos a estabelecer as diferen as entre esculturas feitas com materiais convencionais e as esculturas feitas com novos materiais. 08) possuem um significado eminentemente mercadol gico e n o t m nada a ver com as caracter sticas propriamente art sticas das obras de pintura, escultura ou arquitetura. 16) indicam a pluralidade de estilos e a busca de novas linguagens est ticas, que constituem tra os muitos acentuados de v rias vertentes das Artes Contempor neas. Quest o 12 As no es de p s-moderno e p s-modernismo , apresentadas nos excertos, embora sejam de uso corrente, est o associadas a fen menos art sticos, intelectuais, pol ticos e sociais bastante diversos. A esse respeito, assinale o que for correto. 01) P s-moderno e p s-modernismo s o termos que t m sido usados para denominar uma nova poca hist rica no mundo das artes, cujas origens remontam aos debates entre os escol sticos durante o per odo barroco. 02) Uma parte da arquitetura p s-moderna tem a ver n o com a reformula o total do modo moderno de habitar, mas com a valoriza o de atitudes ousadas, como, por exemplo, o recurso a elementos decorativos de diversas pocas hist ricas na composi o de um im vel. 04) Pintores renascentistas como Bosch e Bruegel, cujas obras n o expressavam nenhum significado para os apreciadores, podem ser considerados os precursores da arte p s-moderna. 08) P s-moderno e p s-modernismo s o termos empregados por alguns fil sofos para falar de situa es contempor neas como a fragmenta o das identidades e a dificuldade de se criarem teorias que expliquem globalmente o funcionamento da realidade. 16) Para muitos, as ideias advindas do p s-modernismo t m a ver com relatividade absoluta dos valores, com aus ncia de crit rios est ticos e ticos s lidos capazes de orientar o julgamento das obras de arte e dos comportamentos humanos. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2009 Prova 3 Artes 5 Quest o 13 Regime profundamente autorit rio, o Estado Novo, perseguiu com viol ncia as manifesta es de diverg ncia pol tica e ideol gica, mas, diferen a de outros regimes do mesmo tipo que caracterizaram a Am rica Latina no s culo XX, manteve um certo canal de relacionamento com os movimentos culturais nascidos ou desenvolvidos nos grandes centros internacionais naquele per odo. Sobre o exposto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) O fechamento do Instituto do Patrim nio Hist rico e Art stico Nacional (IPHAN) foi criado um pouco antes do Golpe de 1937, para ser a entidade respons vel pelas a es preservacionistas na rea cultural. 02) A edifica o do Pal cio Capanema, ainda hoje do Minist rio da Educa o e Cultura, no Rio de Janeiro, marco da arquitetura modernista em todo o continente. 04) A cria o do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), encarregado de elaborar revistas e jornais, bem como programas de r dio dedicados a difundir entre os brasileiros o conhecimento dos movimentos art sticos de vanguarda. 08) O incentivo pesquisa liter ria sobre temas como a urbaniza o e a industrializa o, o que explica o sucesso de romances como Vidas Secas de Graciliano Ramos, lan ado em 1938. 16) A funda o da Orquestra Sinf nica Brasileira, cujo principal regente e compositor era o pr prio presidente Get lio Vargas, ex mio pianista e autor de um verdadeiro hino do per odo, Aquarela do Brasil. 16) Os experimentos pl sticos modernistas do fluminense Ary Parreiras e dos paranaenses Arthur N sio e Alfredo Andersen permitiram que as artes brasileiras se mantivessem integradas aos grandes movimentos est ticos internacionais. Quest o Sobre a arquitetura do Movimento Moderno, correto afirmar: 01) Parte do Movimento Moderno n o colocava em quest o apenas a arquitetura, mas contemplava tamb m um novo modelo de cidade. 02) Apenas os chamados regimes democr ticos adotaram, em princ pio, a pr tica arquitet nica modernista. 04) A arquitetura do Movimento Moderno praticada no Brasil n o foi original, posto que seguia com fidelidade os preceitos do modernismo internacional. 08) A produ o arquitet nica do Movimento Moderno homog nea, praticando todos os arquitetos o mesmo tipo de modelo. 16) A arquitetura do franco-su o Le Corbusier teve influ ncia tanto no Brasil quanto na Argentina. Quest o Quest o 14 Sobre as artes pl sticas no Brasil Imperial, assinale o que for correto. 01) O m sico e escultor Carlos Gomes, protegido do Imperador Pedro II, al m de escrever a m sica do Hino Nacional, foi um dos mais respeitados autores de peras do seu tempo, tendo feito enorme sucesso nos palcos italianos. 02) Acontecimentos hist ricos considerados pelas elites dirigentes como fatores essenciais para forma o da nacionalidade brasileira foram alguns dos temas mais visitados pelos pintores no Brasil Imperial. 04) Um tra o not vel da pintura e da gravura no Imp rio foi a grande aten o dada pelos pintores comissionados pelo Estado vida cotidiana dos brasileiros, principalmente dos escravos urbanos e dos trabalhadores rurais. 08) Embora n o fossem totalmente contr rios s inova es estil sticas, os pintores cujas obras eram consumidas pelas elites imperiais mantiveram forte apego s regras cl ssicas, reproduzidas amplamente pelos professores das escolas de belas-artes. 15 16 O Impressionismo foi um movimento art stico surgido na Fran a no final do s culo XIX. A respeito deste movimento assinale a(s) alternativas correta(s). 01) A pintura impressionista postulava uma nova concep o do espa o, sem o uso da perspectiva cient fica renascentista. 02) Os impressionistas tiveram um sucesso imediato, tendo os pintores deste movimento recebido v rios pr mios da Academia Francesa de Belas Artes. 04) Uma explica o para o uso do termo impressionista o fato de, durante muitos anos, os pintores deste movimento terem representado apenas crep sculos. 08) Um dos pintores impressionistas mais conhecidos Claude Monet. 16) O uso dos pigmentos e a pintura ao ar livre s o duas caracter sticas marcantes do Impressionismo. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2009 Prova 3 Artes 6 Quest o 17 Quest o Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arquitetura nos s culos XV e XVI na Europa Ocidental. 01) O arquiteto italiano Alberti inovou, ao incorporar as ordens cl ssicas fachada do Pal cio Rucelai. 02) A Villa Capra, obra de Palladio, considerada uma das mais not veis obras de arquitetura medieval. 04) Os pal cios italianos, por quest es de seguran a, possu am grades met licas nas janelas do andar t rreo. 08) Como nos s culos XV e XVI os artistas e arquitetos n o viajavam, o interc mbio cultural entre diferentes tradi es era quase inexistente. 16) Nos s culos XV e XVI, houve o surgimento das universidades, para o correto aprendizado da pintura, escultura e tamb m da arquitetura. Sobre a arte bizantina, correto afirmar: 01) Quase sempre austeras na parte exterior, as igrejas bizantinas eram ricamente ornamentadas em seus interiores. 02) A escultura era a express o art stica mais praticada no Imp rio Bizantino. 04) Assim como no Imp rio Romano Ocidental, os art fices bizantinos eram muito habilidosos na arte do mosaico. 08) De uma maneira geral, as igrejas bizantinas possu am planta em forma de cruz latina. 16) Na pintura dos cones, os art fices bizantinos utilizavam a t cnica da t mpera. Quest o Quest o 18 No medievo, os estilos rom nico e g tico e a arte bizantina se dirigiam a uma sociedade de analfabetos; era indispens vel uma arte visual, dominada pelo tema da salva o (ARRUDA, Jos J. de A.; PILETTI, Nelson. Toda a Hist ria: Hist ria Geral e Hist ria do Brasil. S o Paulo: tica, 1996, p.133). Com base nessa asser es acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arquitetura medieval na Europa Ocidental. 01) A maior inven o dos mestres construtores do per odo denominado g tico foi o uso dos contrafortes. 02) A Idade M dia comumente designada de Idade das Trevas porque n o houve nenhum desenvolvimento original da arquitetura neste per odo. 04) Os vitrais das catedrais g ticas permitiam a cria o, nas suas naves, de um interior mais claro e iluminado. 08) A denominada Arquitetura Rom nica um desenvolvimento medieval da arquitetura romana. 16) Uma poss vel origem do espa o interno das igrejas medievais de cruz latina a bas lica romana. 19 20 Sobre a arte da Gr cia Antiga, correto afirmar: 01) Grandes admiradores da arte, os gregos foram os criadores da Est tica, como uma disciplina filos fica que estuda o Belo. 02) Assim como os romanos, os gregos conheciam e praticavam a arte do mosaico. 04) Sob o dom nio da Maced nia, cujas elites n o eram t o cultas como as elites gregas, a arte da Gr cia n o passou por nenhuma altera o. 08) A arquitetura monumental grega baseava-se no sistema arquitravado. 16) Nas suas constru es de maior porte, os gregos serviam-se quase sempre da ordem comp sita. GABARITO 1 UEM/CVU Vestibular de Ver o/2009 Prova 3 Artes 7

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