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Enade Exame de 2006 - PROVAS - Design

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FORMA O GERAL QUEST O 2 QUEST O 1 INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL AT OS ANOS 90 DADOS DE 2002 Mais da metade (52%) dos que iniciavam n o conseguiam concluir o Ensino Fundamental na idade correta. J est em 60% a taxa dos que concluem o Ensino Fundamental na idade certa. Quando conseguiam, o tempo m dio era de 12 anos. Tempo m dio atual de 9,7 anos. Por isso n o iam para o Ensino M dio, iam direto para o mercado de trabalho. Ensino M dio 1 milh o de novos alunos por ano e idade m dia de ingresso caiu de 17 para 15, indicador indireto de que os concluintes do Fundamental est o indo para o M dio. A escolaridade m dia da for a de trabalho era de 5,3 anos. +FGPVKHKSWG GPVTG GNGU CSWGNG SWG OCKU UG CRTQZKOC FQ SWCFTQ FG 2CPEGVVK A 1U JQOGPU G CU OWNJGTGU A escolaridade m dia da for a de trabalho subiu para 6,4 anos. No Ensino M dio, o atendimento popula o na s rie correta (35%) era metade do observado em pa ses de desenvolvimento semelhante, como Argentina, Chile e M xico. Jos Pancetti 1 VGOC SWG FQOKPC QU HTCIOGPVQU RQ VKEQU CDCKZQ Q OCT No Ensino M dio, o atendimento popula o na s rie correta de 45%. adormecidos na praia que nuvens procuram agarrar? (MELO NETO, Jo o Cabral de. Marinha. Os melhores poemas. S o Paulo: Global, 1985. p. 14.) B Um barco singra o peito rosado do mar. A manh sacode as ondas e os coqueiros. &KURQP XGN GO JVVR TGXKUVCGUEQNC CDTKN EQO DT GFKEQGU CDGTVQ HCNCAGZENWUKXQ RFH (ESP NOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.) C Na melancolia de teus olhos 1DUGTXCPFQ QU FCFQU HQTPGEKFQU PQ SWCFTQ RGTEGDG UG Eu sinto a noite se inclinar E ou o as cantigas antigas A um avan o nos ndices gerais da educa o no Pa s, gra as ao Do mar. (MORAES, Vin cius de. Mar. Antologia po tica. 25 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1984. p. 93.) investimento aplicado nas escolas. D E olhamos a ilha assinalada B um crescimento do Ensino M dio, com ndices superiores aos pelo gosto de abril que o mar trazia de pa ses com desenvolvimento semelhante. e galgamos nosso sono sobre a areia C um aumento da evas o escolar, devido necessidade de num barco s de vento e maresia. inser o profissional no mercado de trabalho. (SECCHIN, Ant nio Carlos. A ilha. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.) D um incremento do tempo m dio de forma o, sustentado pelo E As ondas v m deitar-se no estertor da praia larga... No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados... ndice de aprova o no Ensino Fundamental. Cabe as coroadas de algas magras e de estrados... E uma melhoria na qualifica o da for a de trabalho, Gargantas engolindo grossos goles de gua amarga... incentivada pelo aumento da escolaridade m dia. (BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.) 1 DESIGN QUEST O 5 QUEST O 3 Samba do Approach Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach Na hora do lunch Eu ando de ferryboat Eu tenho savoir-faire Meu temperamento light Minha casa hi-tech Toda hora rola um insight J fui f do Jethro Tull Hoje me amarro no Slash Minha vida agora cool Meu passado que foi trash Jornal do Brasil, 3 ago. 2005. Tendo em vista a constru o da id ia de na o no Brasil, o argumento da personagem expressa A B C D E a afirma o da identidade regional. a fragiliza o do multiculturalismo global. o ressurgimento do fundamentalismo local. o esfacelamento da unidade do territ rio nacional. o fortalecimento do separatismo estadual. Fica ligada no link Que eu vou confessar, my love Depois do d cimo drink S um bom e velho engov Eu tirei o meu green card E fui pra Miami Beach Posso n o ser pop star Mas j sou um nouveau riche QUEST O 4 A forma o da consci ncia tica, baseada na promo o dos valores ticos, envolve a identifica o de alguns conceitos como: consci ncia moral , senso moral , ju zo de fato e ju zo de valor . A esse respeito, leia os quadros a seguir. Eu tenho sex-appeal Saca s meu background Veloz como Damon Hill Tenaz como Fittipaldi N o dispenso um happy end Quero jogar no dream team De dia um macho man E de noite uma drag queen. Quadro I Situa o Helena est na fila de um banco, quando, de repente, um indiv duo, atr s na fila, se sente mal. Devido experi ncia com seu marido card aco, tem a impress o de que o homem est tendo um enfarto. Em sua bolsa h uma cartela com medicamento que poderia evitar o perigo de acontecer o pior. Helena pensa: N o sou m dica devo ou n o devo medicar o doente? Caso n o seja problema card aco o que acho dif cil , ele poderia piorar? Piorando, algu m poder dizer que foi por minha causa uma curiosa que tem a pretens o de agir como m dica. Dou ou n o dou o rem dio? O que fazer? (Zeca Baleiro) I (...) Assim, nenhum verbo importado defectivo ou simplesmente irregular, e todos s o da primeira conjuga o e se conjugam como os verbos regulares da classe. (POSSENTI, S rio. Revista L ngua. Ano I, n.3, 2006.) Quadro II Afirmativas II O estrangeirismo lexical v lido quando h incorpora o de informa o nova, que n o existia em portugu s. 1 O senso moral relaciona-se maneira como avaliamos nossa situa o e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a a o de outras pessoas segundo id ias como as de justi a e injusti a, certo e errado. (SECCHIN, Antonio Carlos. Revista L ngua, Ano I, n.3, 2006.) III O problema do empr stimo ling stico n o se resolve com atitudes reacion rias, com estabelecer barreiras ou cord es de isolamento entrada de palavras e express es de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o g nio inventivo do povo. Povo que n o forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou n o queiram os seus gram ticos, condi o de mero usu rio de cria es alheias. 2 A consci ncia moral refere-se a avalia es de conduta que nos levam a tomar decis es por n s mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. (CUNHA, Celso. A l ngua portuguesa e a realidade brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.) Qual afirmativa e respectiva raz o fazem uma associa o mais adequada com a situa o apresentada? IV Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma j existente. A Afirmativa 1 porque o senso moral se manifesta como conseq ncia da consci ncia moral , que revela sentimentos associados s situa es da vida. B Afirmativa 1 porque o senso moral pressup e um ju zo de fato , que um ato normativo enunciador de normas segundo crit rios de correto e incorreto. C Afirmativa 1 porque o senso moral revela a indigna o diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio. D Afirmativa 2 porque a consci ncia moral se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas poss veis que s o avaliadas segundo valores ticos. E Afirmativa 2 porque a consci ncia moral indica um ju zo de valor que define o que as coisas s o, como s o e por que s o. (PILLA, da Heloisa. Os neologismos do portugu s e a face social da l ngua. Porto Alegre: AGE, 2002.) O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da m sica s o, apenas, A B C D E 2 DESIGN I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV. QUEST O 6 A legisla o de tr nsito brasileira considera que o condutor de um ve culo est dirigindo alcoolizado quando o teor alco lico de seu sangue excede 0,6 grama de lcool por litro de sangue. O gr fico abaixo mostra o processo de absor o e elimina o do lcool quando um indiv duo bebe, em um curto espa o de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja. Considere as afirmativas a seguir. O lcool absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que eliminado. II Uma pessoa que v dirigir imediatamente ap s a ingest o da bebida pode consumir, no m ximo, duas latas de cerveja. III Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o lcool contido na bebida s completamente eliminado ap s se passarem cerca de 7 horas da ingest o. I Est ( o) correta(s) a(s) afirmativa(s) A B C D E I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. QUEST O 7 A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupa o dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regi es Metropolitanas e no Distrito Federal. (Fonte: Conv nio DIEESE / Seade, MTE / FAT e conv nios regionais. PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego Elabora o: DIEESE) Nota: (1) A amostra n o comporta a desagrega o para esta categoria. Das regi es estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que s o assalariados do setor privado, A B C D E Belo Horizonte. Distrito Federal. Recife. Salvador. S o Paulo. 3 DESIGN QUEST O 8 Observe as composi es a seguir. QUEST O DE PONTUA O Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a pr pria vida: que viva em ponto de exclama o (dizem: tem alma dionis aca); viva em ponto de interroga o (foi filosofia, ora poesia); viva equilibrando-se entre v rgulas e sem pontua o (na pol tica): o homem s n o aceita do homem que use a s pontua o fatal: que use, na frase que ele vive o inevit vel ponto final. (MELO NETO, Jo o Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.) (CAULUS. S d i quando eu respiro. Porto Alegre: L & PM, 2001.) Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontua o, utilizando estes como met foras do comportamento do ser humano e das suas atitudes. A exata correspond ncia entre a estrofe da poesia e o quadro do texto Uma Biografia A a primeira estrofe e o quarto quadro. B a segunda estrofe e o terceiro quadro. C a segunda estrofe e o quarto quadro. D a segunda estrofe e o quinto quadro. E a terceira estrofe e o quinto quadro. 4 DESIGN QUEST O 9 DISCURSIVA Sobre a implanta o de pol ticas afirmativas relacionadas ado o de sistemas de cotas por meio de Projetos de Lei em tramita o no Congresso Nacional, leia os dois textos a seguir. Texto I Representantes do Movimento Negro Socialista entregaram ontem no Congresso um manifesto contra a vota o dos projetos que prop em o estabelecimento de cotas para negros em Universidades Federais e a cria o do Estatuto de Igualdade Racial. As duas propostas est o prontas para serem votadas na C mara, mas o movimento quer que os projetos sejam retirados da pauta. (...) Entre os integrantes do movimento estava a professora titular de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Yvonne Maggie. preciso fazer o debate. Por isso ter vindo aqui j foi um avan o , disse. (Folha de S.Paulo Cotidiano, 30 jun. 2006, com adapta o.) Texto II Desde a ltima quinta-feira, quando um grupo de intelectuais entregou ao Congresso Nacional um manifesto contr rio ado o de cotas raciais no Brasil, a pol mica foi reacesa. (...) O diretor executivo da Educa o e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo dos Santos, acredita que hoje o quadro do pa s injusto com os negros e defende a ado o do sistema de cotas. (Ag ncia Estado-Brasil, 3 jul. 2006.) Ampliando ainda mais o debate sobre todas essas pol ticas afirmativas, h tamb m os que adotam a posi o de que o crit rio para cotas nas Universidades P blicas n o deva ser restritivo, mas que considere tamb m a condi o social dos candidatos ao ingresso. Analisando a pol mica sobre o sistema de cotas raciais , identifique, no atual debate social, a) um argumento coerente utilizado por aqueles que o criticam; b) um argumento coerente utilizado por aqueles que o defendem. +VGO C 1 2 3 4 5 6 7 8 +VGO D 1 2 3 4 5 6 7 8 5 DESIGN (valor: 5,0 pontos) (valor: 5,0 pontos) QUEST O 10 DISCURSIVA Leia com aten o os textos abaixo. Duas das feridas do Brasil de hoje, sobretudo nos grandes centros urbanos, s o a banalidade do crime e a viol ncia praticada no tr nsito. Ao se clamar por solu o, surge a pergunta: de quem a responsabilidade? S o cerca de 50 mil brasileiros assassinados a cada ano, Diante de uma trag dia urbana, qualquer rea o das pessoas diretamente envolvidas permitida. Podem sofrer, revoltar-se, chorar, n o fazer nada. Cabe a quem est de fora a atitude. Cabe sociedade perceber que o drama que naquela hora de tr s ou cinco fam lias , na verdade, de todos n s. E a n s n o reservado o direito da omiss o. N o podemos seguir vendo a vida dos nossos jovens escorrer pelas m os. N o podemos achar que evoluir aceitar crian as de 11 anos consumindo bebidas alco licas e, mais tarde, juntando esse h bito ao de dirigir, sem a menor no o de responsabilidade. (...) Queremos di logo com nossos meninos. Queremos campanhas que os alertem. Queremos leis que os protejam. Queremos mant -los no mundo para o qual os trouxemos. Queremos e precisamos ficar vivos para que eles fiquem vivos. n mero muito superior ao de civis mortos em pa ses atravessados por guerras. Por que se mata tanto? Por que os governantes n o se sensibilizam e s no discurso tratam a seguran a como prioridade? Por que recorrer a chav es como endurecer as leis, quando j existe legisla o contra a impunidade? Por que deixar tantos jovens morrerem, tantas m es chorarem a falta dos filhos? (O Globo. Caderno Especial. 2 set. 2006.) (O Dia, Caderno Especial, Rio de Janeiro, 10 set. 2006.) Com base nas id ias contidas nos textos acima, responda seguinte pergunta, fundamentando o seu ponto de vista com argumentos. Como o Brasil pode enfrentar a viol ncia social e a viol ncia no tr nsito? (valor: 10,0 pontos) Observa es: Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (n o deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narra o). O seu ponto de vista deve estar apoiado em argumentos. Seu texto deve ser redigido na modalidade escrita padr o da L ngua Portuguesa. O texto deve ter entre 8 e 12 linhas. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 6 DESIGN COMPONENTE ESPEC FICO QUEST O 12 QUEST O 11 O ensino formal de n vel superior em Design iniciou-se no Brasil na d cada de 60 do s culo passado, sob forte influ ncia da Escola Superior de Forma (Hochschule f r Gestaltung) de Ulm (1953-1968). A atua o dessa escola alem caracterizou-se, principalmente, por I iniciar o movimento funcionalista em design, tendo criado o lema a forma segue a fun o . II realizar estudos na rea de est tica, tendo influenciado o aparecimento do estilo aerodin mico (streamline) nos Estados Unidos da Am rica. Figura I III desenvolver um pensamento sistem tico acerca de design, tendo fundamentado uma metodologia de projeto. Assinale a op o correta. A Apenas um item est certo. B Apenas os itens I e II est o certos. C Apenas os itens I e III est o certos. D Apenas os itens II e III est o certos. E Todos os itens est o certos. QUEST O 13 O Art Nouveau, movimento est tico que surgiu por volta Figura II de 1900, teve grande desenvolvimento em v rios pa ses, A Bauhaus considerada a mais importante escola de arquitetura, arte e design do in cio do s culo XX. Fundada na Alemanha, em 1919, por Walter Gropius, teve como um dos principais objetivos integrar os estudos de arquitetura, artes e artesanato. Com rela o escola Bauhaus e considerando as figuras acima, assinale a op o correta. particularmente na B lgica. Nasceu da corrente Artes e Of cios, por m seus expoentes estavam muito mais dispostos a aceitar a produ o em massa. Embora se inspirassem no passado, compartilhavam um entusiasmo pelo futuro, fazendo com que se diferenciassem dos movimentos precedentes. (TAMBINI, Michael. 1997, com adapta es.) A Os produtos apresentados nas figuras I e II possuem caracter sticas similares s dos produtos da Bauhaus. B Nenhum dos produtos apresentados possui caracter sticas similares s dos produtos da Bauhaus. C O produto mostrado na figura I apresenta caracter sticas do movimento Art D co e condizente com o estilo Bauhaus. D A figura II mostra um produto funcional, com estilo moderno, n o condizente com o que foi proposto pela Bauhaus. E A figura I apresenta um produto coerente com o movimento Artes e Of cios (Arts and Crafts), uma das origens da escola Bauhaus. A partir do texto acima, correto afirmar que s o caracter sticas dos produtos do Art Nouveau formas A geom tricas, bem definidas, com uso de cores b sicas. B curvas, com a presen a de cornuc pias e motivos marinhos. C funcionais, com base no Historicismo. D org nicas, fluidas, associadas ao uso de novos materiais. E derivadas de culturas orientais, com a presen a de ziguezagues. 7 DESIGN QUEST O 14 QUEST O 16 Nos anos 80 do s culo passado, o Design foi tomado pela globaliza o, que se desdobrou no eixo sia-Europa-Am rica. Empresas asi ticas, sobretudo as do Jap o e de Taiwan, reconheceram muito cedo o significado do Design para seus intensivos esfor os competitivos. No entanto, as diferen as socioculturais de cada usu rio eram por demais graves para que fossem observadas de forma adequada a dist ncia e fossem teis para influir na pol tica de produtos e na sua configura o. Dessa forma, as empresas ou institui es estabeleceram, na Europa, escrit rios de contato que sondavam cada mercado. Figura I Figura II (HOFMAN, Donald. Intelig ncia visual. Campus, 2001. p. 105, com adapta es.) (BURDEK, Bernhard E. *KUV TKC VGQTKC G RT VKEC FQ FGUKIP FG RTQFWVQU 5 Q 2CWNQ 'FICTF $N EJGT R EQO CFCRVC GU As figuras I e II ilustram um tipo de efeito visual que pode ser obtido em uma composi o gr fica. A nica diferen a entre as duas figuras s o as linhas pretas que prolongam as azuis na figura II. Embora as faixas azuis sejam id nticas, a da figura II parece esmaecida. Assinale a op o correta, relativamente a esse efeito na figura II. A partir do texto e acerca da rela o globaliza o e Design, correto afirmar que a globaliza o A exigiu aten o s diferen as socioculturais, modificou a pol tica de desenvolvimento de produtos e servi os e ampliou a atua o no campo do Design. B dificultou os processos de interc mbio e troca de informa es, empobrecendo especialmente os mercados asi ticos, europeus e americanos. C interferiu no campo do Design, gerando retra o de mercado e demiss es em massa no mundo todo. D dificultou os processos de interc mbio e de troca de informa es, empobrecendo o mercado econ mico e cultural de v rios pa ses, inclusive o do Brasil. E propiciou o desenvolvimento de pol ticas de valoriza o focalizadas apenas na produ o nacional e local. A A presen a das linhas pretas refor a o contraste entre o azul e o branco do papel, gerando um reflexo azul na rea esmaecida. B A presen a de linhas pretas nas extremidades das linhas azuis na figura II provoca um fen meno cognitivo adicional propriedade f sica das cores, em rela o figura I. C Quando duas ou mais cores est o pr ximas, parte do pigmento da mais clara invade a superf cie do papel. D Os cones da retina, receptores da cor azul, saturam-se rapidamente, necessitando liberar energia nas reas em torno deles. E As linhas pretas reduzem o espa o de expans o tica das linhas azuis, concentrando a expans o na rea branca, em rela o figura I. QUEST O 15 QUEST O 17 Os produtos do Design, por um lado, referem-se a corpos no espa o, por outro, possuem significados. Considerando que essas duas dimens es podem representar um n vel material e um n vel simb lico, correto afirmar que, em um produto do Design, (Desenho adaptado da obra de Lex Drawinski, Racism. Fonte: TAM Magazine. Ano 3, 31/9/2006, p. 80, com adapta es) A partir da Teoria da Gestalt, correto afirmar que, na figura acima, A as duas dimens es se fundem, sendo dif cil separar a forma do significado e vice-versa. B o valor econ mico depende mais da sua materialidade do que de seu significado. C o n vel simb lico deve ser tratado prioritariamente ao n vel material. D tanto o valor sem ntico quanto os aspectos f sicos s o definidos somente no contexto de uso. E o n vel material deve ser tratado prioritariamente ao n vel simb lico. A h forte discrep ncia entre as partes, apesar do seu alto grau de ordena o. B a unifica o da forma se estabelece a partir da coer ncia de linguagem das partes, que apresentam pesos semelhantes. C h equil brio entre as formas, apesar de n o haver coer ncia de linguagem das partes. D a compreens o dificultada pelo baixo grau de ordena o das partes. E h muito ru do, polui o visual e falta de coer ncia entre as partes. 8 DESIGN QUEST O 18 QUEST O 20 Um sistema de identidade de um produto ou de uma empresa deve manter unidade formal entre os seus elementos. Tal unidade obtida quando esses elementos apresentam um padr o caracter stico, que unifique os diferentes elementos do conjunto. Considerando-se essa defini o e os pictogramas ilustrados abaixo, assinale a op o correta. Figura I Figura II Figura III Figura IV A figura mostrada acima representa uma embalagem de papel o A As figuras I e IV pertencem ao mesmo conjunto de pictogramas. B As figuras II e III pertencem ao mesmo conjunto de pictogramas. C Tr s das figuras pertencem ao mesmo conjunto de pictogramas. D Todas as figuras pertencem ao mesmo conjunto de pictogramas. E Cada uma das figuras pertence a um conjunto de pictogramas diferente. em perspectiva, constru da pelo processo de corte, vinco e cola. Considerando essa embalagem, assinale a op o que corresponde sua correta planifica o. QUEST O 19 A Figura I C D Figura II Considerando as composi es gr ficas apresentadas nas figuras acima e suas estruturas de composi o, assinale a op o correta. A A composi o apresentada na figura I possui um ritmo visual maior que o da figura II devido repeti o dos elementos triangulares. B A repeti o dos c rculos ao longo de uma estrutura inclinada confere dinamismo composi o mostrada na figura II C Ambas as composi es apresentam uma estrutura r gida, cuja principal conseq ncia a aus ncia de ritmo visual. D A rela o de propor o entre os elementos em cada uma das composi es semelhante. E A composi o apresentada na figura I obedece a uma estrutura assim trica. E 9 DESIGN B QUEST O 21 QUEST O 23 Um empres rio do segmento varejista de moda estava perdendo clientes, mas n o identificava claramente a causa dessa perda. Em conversa com outros empres rios, soube dos benef cios que o Design proporcionou para o aumento da satisfa o dos clientes, com o conseq ente progresso dos neg cios. Segundo os relatos que ouviu, t cnicas de design foram utilizadas para melhorar a comunica o da marca, dos produtos, das embalagens e do interior das lojas. Figura I Figura II Figura III As figuras acima mostram exemplos de composi es visuais. Acerca dessas composi es, correto afirmar que as figuras A I e II s o est veis, pois demonstram uniformidade e coer ncia entre seus elementos. B I e II s o espont neas, pois n o seguem uma seq ncia l gica. C I e III s o consideradas previs veis, pois seguem uma regra de composi o. D I e III sugerem equil brio, pois n o apresentam instabilidade formal. E II e III utilizam a t cnica da nfase, que consiste em real ar um ou mais elementos. Nessa situa o, como consultor de design, que tipo de pesquisa voc recomendaria prioritariamente para subsidiar a decis o do empres rio nos futuros investimentos em design? A B C D E Pesquisa sobre novas tecnologias Pesquisa sobre tend ncias em design Pesquisa com fornecedores Pesquisa sobre marcas e patentes Pesquisa com consumidores QUEST O 24 QUEST O 22 A metodologia cient fica sistematiza a pesquisa, na qual dados e informa es s o coletados e analisados frente ao conhecimento te rico de determinado assunto. J a metodologia de projeto organiza o processo que ocorre entre an lise, avalia o, escolha, desenvolvimento e realiza o de um produto em qualquer segmento do Design. Acerca dessas metodologias, aplicadas ao Design, correto afirmar que o design contempor neo, por ser mais intuitivo, distancia a metodologia cient fica da metodologia de projeto. II a metodologia cient fica estabelece rela es com a metodologia de projeto, complementando e enriquecendo o desenvolvimento de projetos. III as necessidades e a pluralidade no campo do Design podem ser atendidas pela metodologia cient fica em associa o metodologia de projeto. I Assinale a op o correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II est o certos. Apenas os itens I e III est o certos. Apenas os itens II e III est o certos. Todos os itens est o certos. (LEHMANN, R. e WISNER, S. Analysis for marketing planning. BPI-Irwin, 1991.) A figura acima mostra quatro categorias de competi o enfrentadas pelas ind strias de bebidas, em n veis cada vez mais amplos. A partir dessa figura, analise as asser es a seguir. A competi o pela forma do produto pode levar perda de mercado porque ela considera outras categorias de produtos que preenchem necessidades semelhantes do consumidor. A respeito dessas asser es, assinale a op o correta. A As duas asser es s o proposi es verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asser es s o proposi es verdadeiras, mas a segunda n o uma justificativa correta da primeira. C Tanto a primeira como a segunda asser es s o proposi es falsas. D A primeira asser o uma proposi o falsa, e a segunda uma proposi o verdadeira. E A primeira asser o uma proposi o verdadeira, e a segunda uma proposi o falsa. 10 DESIGN QUEST O 25 QUEST O 27 Um m todo de design deve acompanhar as mudan as culturais e tecnol gicas e, por isso, deve ser flex vel e atualizado constantemente. Um exemplo desse tipo de m todo o design de autoria, surgido nos EUA em meados da d cada passada. Na metodologia do design de autoria, Denomina-se briefing um documento que apresenta sinteticamente as diversas informa es recolhidas na primeira fase de um projeto de design para que os profissionais nele envolvidos cheguem a uma defini o consensual sobre o produto a ser projetado. Existem contextos de projetos muito din micos, inst veis, com freq entes inova es tecnol gicas, novas solu es ou altera es nas expectativas dos clientes. Nesses casos, o lan amento do produto no momento certo fundamental para seu sucesso. o designer aplica modelos preestabelecidos no desenvolvimento da sua metodologia de projeto. II o designer atua como produtor e respons vel pelo processo, que se d desde as id ias iniciais at o desenvolvimento do projeto e a finaliza o dos produtos. III o designer agente pr -ativo, podendo ser considerado como autor ou co-autor do trabalho desenvolvido. I Assinale a op o correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II est o certos. Apenas os itens I e III est o certos. Apenas os itens II e III est o certos. Todos os itens est o certos. QUEST O 26 Cada membro da equipe de design de uma empresa desenvolveu individualmente uma solu o para determinado projeto. Ao se reunir para decidir a solu o que seria adotada pela empresa, a equipe encontrou grandes dificuldades, tendo em vista a tend ncia natural de cada um de seus membros de defender a sua pr pria solu o. O gerente da equipe montou, ent o, uma matriz de decis o, na qual os requisitos do projeto foram colocados nas colunas e as solu es individuais propostas foram colocadas nas linhas. Considerando a situa o hipot tica acima, analise as asser es a seguir. O uso da matriz de decis o pode auxiliar o gerente na escolha da solu o que melhor atenda s necessidades do projeto porque esse tipo de matriz permite uma boa visualiza o de todos os requisitos a serem atendidos, evitando-se que fatores externos ao projeto influenciem na decis o. A respeito dessas asser es, assinale a op o correta. A As duas asser es s o proposi es verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asser es s o proposi es verdadeiras, mas a segunda n o uma justificativa correta da primeira. C Tanto a primeira como a segunda asser es s o proposi es falsas. D A primeira asser o uma proposi o falsa, e a segunda uma proposi o verdadeira. E A primeira asser o uma proposi o verdadeira, e a segunda uma proposi o falsa. No contexto de um projeto din mico, qual deve ser a atitude adequada do designer em rela o ao briefing que foi confeccionado antes de uma modifica o importante no projeto do produto? A Manter o briefing j elaborado e alterar a equipe de projeto para a sua conclus o dentro do cronograma e dos prazos estabelecidos. B Continuar com o briefing desenvolvido, porque foi realizado um grande esfor o para sua confec o e refaz -lo implicaria aumento dos custos n o or ados e atrasos no cronograma de projeto. C Desistir do projeto, procurar uma nova oportunidade de projeto e iniciar uma nova fase de levantamento de dados para constru o de um novo briefing de projeto. D Reiniciar todo o processo de levantamento de dados para poder redefinir o briefing de projeto e adequ -lo s mudan as ocorridas no projeto, mesmo que isso implique um custo extra ou atrasos no cronograma. E Alterar apenas os aspectos do briefing essenciais para a inova o, a fim de dar continuidade ao projeto, minimizando o impacto no or amento e no cronograma planejados. QUEST O 28 A usabilidade (usability) de um produto significa facilidade e comodidade no uso desse produto. A usabilidade n o depende apenas das caracter sticas do produto. Depende tamb m do usu rio, dos objetivos pretendidos, das caracter sticas operacionais e do ambiente no qual o produto utilizado. A partir do texto acima, analise as asser es a seguir. Os produtos que possuem boa usabilidade s o mais eficientes, al m de reduzirem os erros e acidentes envolvendo os usu rios, porque esses produtos usam componentes de boa qualidade, fornecidos por empresas com certifica o ISO 9000 e que atendem s normas da ABNT. A respeito dessas asser es, assinale a op o correta. A As duas asser es s o proposi es verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asser es s o proposi es verdadeiras, mas a segunda n o uma justificativa correta da primeira. C A primeira asser o uma proposi o verdadeira, e a segunda uma proposi o falsa. D A primeira asser o uma proposi o falsa, e a segunda uma proposi o verdadeira. E Tanto a primeira como a segunda asser es s o proposi es falsas. 11 DESIGN QUEST O 29 Design ecol gico ou ecodesign um assunto atualmente em destaque, bastante discutido e difundido no Brasil e no mundo. Resumidamente, ecodesign significa desenvolver um projeto que priorize os fatores ambientais. O produto desenvolvido a partir desse paradigma considerado ecologicamente correto. Qual das a es citadas abaixo a que provoca menor impacto ambiental? A B C D E Usar materiais compostos com materiais nobres. Usar materiais compostos de baixa densidade. Usar materiais compostos reaproveitados. Usar materiais compostos com pH neutro. Usar materiais compostos visando facilitar a reciclagem. QUEST O 30 QUEST O 31 Uma empresa contratou um designer externo para elaborar um projeto. Na fase de implementa o, o projeto acabou n o sendo executado de acordo com a sua concep o original. Na ocorr ncia acima descrita, que a o padr o o designer deveria ter adotado para assegurar a implementa o correta do projeto? A Dialogar previamente com os respons veis pela implementa o. B Encaminhar as especifica es t cnicas aos respons veis pela implementa o. C Visitar previamente o local da implementa o para conhecer os processos produtivos. D Procurar envolver as pessoas respons veis pela implementa o, encorajando-as a dar sugest es. E Simplificar as informa es do projeto, para reduzir a chance de erro na sua implementa o. QUEST O 32 Comprometida com a inova o, Design uma profiss o que pode ser compreendida como introdu o, no mercado, de novidades em produtos, processos ou sistemas. A inova o refere-se aplica o Na figura acima, retirada do cat logo de exposi o Artificial Nature, de 1990, o designer Dan Friedmann destaca os aspectos da influ ncia das novas tecnologias do dia-a-dia, como a natureza recriada, a engenharia gen tica, as muta es, o lixo e a biotecnologia. Levando-se em conta que as novas tecnologias assumem import ncia consider vel na vida di ria, os designers devem incluir no processo de design aspectos relativos a comercial pioneira de inven es, conhecimentos, t cnicas e novos materiais e processos, pois podem gerar formas inovadoras de produtos, com a aplica o das tecnologias de ponta. II materiais tratados por processos informatizados, que s o mais complexos e por isso n o permitem formas com ajustes mais finos. III dimens es e propriedades de materiais, pois estes s o continuamente redefinidos a partir de novas tecnologias. II o conhecimento e a an lise das solu es j existentes em Assinale a op o correta. A Apenas um item est certo. I A B C D E Apenas o item I est certo. Apenas o item II est certo. Apenas os itens I e III est o certos. Apenas os itens II e III est o certos. Todos os itens est o certos. processos de produ o. Os atributos e atitudes considerados imprescind veis a um designer em busca da inova o incluem I in ditas de novos mecanismos e sistemas em seus projetos. produtos semelhantes. III a procura por oportunidades de mercado, a fim de introduzir caracter sticas inovadoras em seus projetos. Assinale a op o correta. B Apenas os itens I e II est o certos. C Apenas os itens I e III est o certos. D Apenas os itens II e III est o certos. E Todos os itens est o certos. 12 DESIGN a inventividade, para procurar apresentar sempre solu es QUEST O 33 Os produtores nacionais de skates n o conseguiam sucesso comercial, pois, apesar da boa qualidade dos seus shapes (pranchas), as rodas e trucks (suportes) eram de baixa qualidade, quando comparados com os importados. Com isto, para obter um produto com bom desempenho, os jovens consumidores adquiriam as rodas e trucks importados e depois faziam a montagem nos shapes nacionais. A partir dessa constata o, uma empresa nacional que produzia shapes optou pela contrata o de um designer, que tamb m era skateboarder, para desenvolver um novo produto (shape, rodas e trucks). Com isso, surgiu um produto e uma marca que fizeram sucesso no mercado. (WOOD, Bruce et al. Design management review. v. 15, Boston Winter, 2004, Iss 1; p. 74-9, com adapta es.) Com base no texto acima, correto afirmar que a principal causa do sucesso do produto foi A B C D E a transfer ncia de tecnologia estrangeira, melhorando o desempenho no mercado. o investimento vultoso em design, propiciando um melhor desempenho mercadol gico. o desenvolvimento de um produto nacional com desempenho superior aos importados. a aquisi o de novas m quinas e equipamentos para melhoria de qualidade do produto. a introdu o de inova o a partir da observa o do comportamento dos consumidores. QUEST O 34 Uma empresa tradicional do segmento de utens lios dom sticos produzia artigos populares que eram vendidos a pre os baixos. Depois de algum tempo no mercado, ela come ou a perder vendas devido entrada de um competidor externo com pre o menor. Na tentativa de manter-se no mercado, a empresa contratou um designer, que, ap s an lise da situa o, sugeriu que fosse feito um redesign de todos os produtos, aumentando-se a qualidade destes. No entanto, essa estrat gia demandaria investimentos em novas m quinas, o que provocaria aumento dos pre os. Considerando a situa o hipot tica acima, analise as seguintes asser es. Ap s o redesign, os produtos da empresa citada poder o ser vendidos a pre os mais altos, possibilitando inclusive que a empresa atinja consumidores de melhor renda, porque o Design geralmente agrega valores aos produtos. A respeito dessas asser es, assinale a op o correta. A B C D E As duas asser es s o verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. As duas asser es s o verdadeiras, e a segunda n o uma justificativa correta da primeira. Tanto a primeira como a segunda asser es s o proposi es falsas. A primeira asser o uma proposi o falsa, e a segunda uma proposi o verdadeira. A primeira asser o uma proposi o verdadeira, e a segunda uma proposi o falsa. QUEST O 35 No gr fico acima, as linhas a e b representam os custos totais de dois processos poss veis para a produ o de um mesmo produto, e os pontos R e S representam, respectivamente, os seus custos fixos. A linha c representa a receita total obtida pela venda dos produtos, usando-se qualquer um dos processos para produzi-los. Analisando-se o gr fico, correto afirmar que A B C D E a produ o s come a a ser lucrativa ap s a venda de z unidades do produto. a faixa mais lucrativa situa-se entre x e z unidades do produto. a produ o m nima aceit vel, para n o se ter preju zo, de y unidades do produto. prefer vel, para a produ o acima de z unidades, adotar o processo a em vez do processo b. prefer vel, para a produ o acima de z unidades, adotar o processo b em vez do processo a. 13 DESIGN QUEST O 36 DISCURSIVA Um empres rio bem-sucedido do setor imobili rio resolveu diversificar seus neg cios, investindo no setor hoteleiro. Assim, comprou 20 pousadas situadas em pontos tur sticos de diferentes regi es do pa s. Tendo em vista a grande diversidade das pousadas adquiridas arquitet nica, de estilos, de ambientes e de servi os , esse empres rio resolveu investir em um programa de design corporativo. Considerando a situa o hipot tica apresentada, fa a o que se pede a seguir. a) Descreva um dos benef cios visados pelo programa de design corporativo. (4,0 pontos) b) Liste tr s projetos priorit rios a serem desenvolvidos dentro do programa de design corporativo. (6,0 pontos) item a) 1 2 3 4 5 item b) 1 2 3 4 5 14 DESIGN QUEST O 37 DISCURSIVA Considerando a figura acima, que apresenta a planifica o de um s lido, desenhe uma perspectiva que represente esse s lido montado. Nessa perspectiva, devem ser vistas tr s faces que contenham grafismos. (valor: 10,0 pontos) 15 DESIGN QUEST O 38 DISCURSIVA &GUKIP Q RTQDNGOC XGO RTKOGKTQ (BERNSER, Jens. Design: the problem comes first. Copenhagen: Danish Design Council, 1983, com adapta es.) Esta frase, t tulo do livro de Jens Bernsen, refere-se import ncia da defini o clara do problema como condi o pr via para uma abordagem metodol gica que vise uma boa solu o de design. Nessa abordagem metodol gica, o problema deve ficar claramente entendido antes da fase de concep o do produto. Deve-se atentar, ainda, para fatores mercadol gicos e produtivos, entre outros. A respeito desses fatores, fa a o que se pede a seguir. a) Liste cinco elementos relacionados com o fator mercadol gico que influem na solu o de design. (5,0 pontos) b) Liste cinco elementos relacionados com o fator produtivo que influem na solu o de design. (5,0 pontos) item a) 1 2 3 4 5 item b) 1 2 3 4 5 16 DESIGN QUEST O 39 DISCURSIVA Existem certos comportamentos esperados pela maioria da popula o em resposta a determinada situa o, que s o chamados de estere tipos populares. Por exemplo, a luz verde est associada a movimento de avan ar ou liberar um procedimento. Considere que voc esteja projetando um novo produto ou sistema e depare-se com uma situa o em que o comportamento esperado dos usu rios n o conhecido. Para descobrir esse comportamento esperado pela maioria da popula o, suponha que seja necess rio fazer uma pesquisa experimental. Considerando essas informa es, d um exemplo que ilustre uma situa o em que uma pesquisa experimental como a descrita acima deva ser utilizada. No seu exemplo, aborde, necessariamente, os crit rios que devem ser adotados na sele o dos sujeitos (participantes) da amostra. (valor: 10,0 pontos) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 17 DESIGN QUEST O 40 DISCURSIVA Na implementa o do design de um produto, sistema ou ambiente, podem ser utilizados diferentes processos de produ o. Considerando esse contexto, fa a o que se pede a seguir. a) Defina um produto relacionado ao seu curso de Design e dois processos diferentes para sua produ o. (2,0 pontos) b) Descreva as implica es desses dois processos na configura o da forma do produto deles decorrentes. (4,0 pontos) c) Descreva as implica es desses dois processos no custo do produto deles decorrentes. (4,0 pontos) item a) 1 2 3 4 5 item b) 1 2 3 4 5 item c) 1 2 3 4 5 18 DESIGN QUESTION RIO DE PERCEP O SOBRE A PROVA As quest es abaixo visam levantar sua opini o sobre a qualidade QUEST O 45 e a adequa o da prova que voc acabou de realizar. Os enunciados das quest es da prova na parte de Componente Espec fico estavam claros e objetivos? Assinale as alternativas correspondentes sua opini o, nos espa os pr prios do Caderno de Respostas. A B C D E Agradecemos sua colabora o. QUEST O 41 Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Forma o Geral? Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca da metade. Poucos. N o, nenhum. QUEST O 46 A Muito f cil. As informa es/instru es fornecidas para a resolu o das quest es foram suficientes para resolv -las? B F cil. C M dio. A B C D E D Dif cil. E Muito dif cil. QUEST O 42 Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Sim, at excessivas. Sim, em todas elas. Sim, na maioria delas. Sim, somente em algumas. N o, em nenhuma delas. Espec fico? QUEST O 47 A Muito f cil. Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? B F cil. C M dio. A B C D E D Dif cil. E Muito dif cil. QUEST O 43 Considerando a extens o da prova, em rela o ao tempo total, Desconhecimento do conte do. Forma diferente de abordagem do conte do. Espa o insuficiente para responder s quest es. Falta de motiva o para fazer a prova. N o tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova. QUEST O 48 voc considera que a prova foi Considerando apenas as quest es objetivas da prova, voc percebeu que A muito longa. B longa. n o estudou ainda a maioria desses conte dos. estudou alguns desses conte dos, mas n o os aprendeu. estudou a maioria desses conte dos, mas n o os aprendeu estudou e aprendeu muitos desses conte dos. estudou e aprendeu todos esses conte dos. QUEST O 44 A B C D E Os enunciados das quest es da prova na parte de Forma o Geral QUEST O 49 estavam claros e objetivos? Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? A Sim, todos A B C D E C adequada. D curta. E muito curta. B Sim, a maioria. C Apenas cerca da metade. D Poucos. E N o, nenhum. 19 DESIGN Menos de uma hora. Entre uma e duas horas. Entre duas e tr s horas. Entre tr s e quatro horas. Quatro horas e n o consegui terminar. GABARITO DAS QUEST ES DE M LTIPLA ESCOLHA DESIGN 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 E B A D C D C E DISCURSIVA DISCURSIVA E A D A B B A E B C C D E E D A E C C C B D E A D DISCURSIVA DISCURSIVA DISCURSIVA DISCURSIVA DISCURSIVA

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